28 JUN 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
CONFERÊNCIAS
CONSELHO TUTELAR
Seminário inédito na região define Comitê para elaborar Plano Municipal pela Primeira Infância

Evento promovido pelo Governo de Castilho reuniu autoridades locais das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social e representantes de pelo menos onze cidades vizinhas

Um público estimado em 250 pessoas ligadas às áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura compareceu ao anfiteatro do CIEC nesta terça-feira (27) para discutir políticas públicas já existentes em Castilho e região, trocar experiências e formular propostas para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

Como Castilho é uma das primeiras cidades na região a promover um seminário sobre o tema visando adequar as ações municipais ao Marco Legal da Primeira Infância, aprovado em 2016, dezenas de representantes de outras prefeituras vizinhas prestigiaram o encontro para somar experiências que possam resultar na elaboração de seus próprios PMPIs. Entre os municípios representados, estavam delegações de Andradina, Nova Independência, Murutinga do Sul, Guararapes, Valparaíso, Mirandópolis, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Itapura, Suzanápolis, Sud Mennucci e até mesmo Três Lagoas-MS.

Tamanha a importância do evento, que o prefeito Paulo Boaventura e sua esposa, a primeira dama Edileuza Boaventura, compareceram para recepcionar os convidados, reafirmar o compromisso de Castilho com a Educação, Assistência e Saúde desde os recém nascidos até os cidadãos com muitas décadas de contribuição à história e desenvolvimento do Município.

Tenho o privilégio e a satisfação de ter ao meu lado um secretariado formado por alguns dos melhores profissionais de toda a região em suas respectivas áreas. E isso me dá a tranquilidade de saber que as políticas públicas que já implementamos em todas as áreas e as que estão em andamento como a elaboração deste Plano Municipal pela Primeira Infância, vão contribuir significativamente para a transformação positiva de nossa sociedade, tornando Castilho um município mais igualitário, com serviços de qualidade e investimentos públicos que possibilitem este avanço a passos largos rumo ao desenvolvimento”, afirmou Paulo Boaventura em cumprimento à sua equipe de Governo. “Também temos a grata satisfação de abrir as nossas portas para acolher todos vocês que representam as cidades que nos cercam e são nossas parceiras rumo ao desenvolvimento desta importante região do Estado. Em nome de vocês, cumprimento as autoridades e os cidadãos de seus municípios, e estendo as nossas boas vindas a este dia de trabalho coletivo”, concluiu se dirigindo às delegações vizinhas.

Anfitriã dos visitantes, a secretária Silvânia Cintra retribuiu as palavras do prefeito Paulo Boaventura dizendo ser fácil implementar políticas educacionais, esportivas e culturais eficientes quando se tem todo o respaldo de uma Administração comprometida com os interesses da população e atuante em todas as grandes e pequenas ações desenvolvidas por todas as secretarias municipais. Silvânia também agradeceu a presença dos representantes regionais e destacou a enorme contribuição que esta troca de experiências oferece para o desenvolvimento da atenção ofertadas às crianças de 0 a 6 anos de toda a região:

Saíremos daqui hoje com a certeza de estarmos construindo alicerces que melhorarão sensivelmente a qualidade do atendimento que ofertamos a estas crianças que amanhã serão nossos professores, médicos, enfermeiras, advogados e governantes. Vamos acolher hoje para amanhã desfrutarmos de sociedades mais justas e comprometidas com a qualidade de vida”, finalizou.

Após um breve café da manhã, o consultor educacional e formador Oliver Lima assumiu a responsabilidade de iniciar os trabalhos falando aos presentes sobre o tema “Vozes da Infância: Garantindo os direitos das crianças e construindo memórias em nossos territórios”. Em seguida, os secretários de Saúde – Demilson Cordeiro, de Assistência Social – Raquel Gregolin e de Educação – Silvânia Cintra (através de sua equipe técnica e pedagógica), apresentaram resumos de todos os serviços já existentes no Município voltados à Primeira Infância.

Encerrada esta etapa de diagnóstico, os grupos iniciaram as abordagens sobre novas ações, programas, projetos e parcerias intersetoriais necessárias para consolidar os direitos das crianças de 0 a 6 anos, em projeções a curto, médio e longo prazo.

São estas ponderações sobre necessidades locais que fundamentarão o Plano Municipal pela Primeira Infância, que será redigido por um Comitê apresentado durante o próprio Seminário e que deve ser oficializado em breve através de Decreto. Este colegiado será coordenado pela Secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Silvânia Cintra e terá como membros os representantes da Educação Infantil (Creches) – Kawana Damaris Coelho Aranha e Rogério Batista dos Santos; da Educação Infantil (Pré-Escola) – Janaina Balbino Veloso e Marcela Navarro Balane; do Ensino Fundamental – Tânia Regina Morais Nascimento; Técnica de Programas e Projetos Educacionais – Maria Soares Rosalez da Silva; da Alimentação Escolar Infantil – Maira Teresa Barreto Bernardino; da Secretaria Municipal de Assistência Social – Ambrosina Alvares Pessoa e Roselaine Dias; da Secretaria Municipal de Saúde – Demilson Cordeiro da Silva e Carlos Roberto Tencarte; da Pastoral da Criança – Marília Adelfa Cardoso Pereira e Sueli Moelas Sotini.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete