04 ABR 2024
PARCERIAS
PROJETOS
Doze VEREADORES MIRINS tomam posse hoje, em cerimônia de diplomação

A noite desta quinta-feira, 04 de abril, promete entrar pra história de Castilho: às 19h, o salão nobre “Francisco José da Silva” (plenário da Câmara Municipal) abrirá suas portas para que a comunidade escolar e familiares dos estudantes dos 5ºs anos possam testemunhar a Cerimônia de “Posse dos Primeiros Vereadores Mirins de Castilho”.

No centro das atenções desta noite simbólica e repleta de formalidades, estarão os alunos/vereadores: Aghata Christie de Almeida Araújo, Ana Clara de Souza Seni, Carla Vitória Alexandre de Oliveira, Emylly Raymi, Endril Pires Marim, Maria Fernanda Kazitani Cunha, Mariana G. A. G dos Santos, Sara Pires de Souza Santos, Gabriel Almeida Macedo, Klara Costa Brito, Lucas Kaum da Silva Moraes e Thaeme Souza Silva.

RITO PARLAMENTAR

Para receberem as honrarias desta quarta e penúltima fase do programa realizado pela Câmara em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, os estudantes aprenderam o ritual ímpar do processo interno do Poder Legislativo Municipal: os jovens vereadores serão diplomados, empossados e realizarão a votação para indicar seu presidente e vice, 1º e 2º secretários e também o 1º e 2º tesoureiros. Esta será, portanto, a primeira eleição real que os pequeninos participarão em suas vidas.

Toda essa fase do projeto segue os protocolos descritos na “Seção II – Da Instalação da Câmara”, definido a partir do Artigo 28 da Lei Orgânica Municipal (LOM) em vigência desde 1º de agosto de 2016.

A culminância do projeto “Vereador Mirim” se dará em uma Sessão Ordinária marcada para a manhã desta sexta-feira, 05 de abril, também realizada no Salão Nobre (Sala das Sessões) da Câmara com início às 09h, quando os 12 parlamentares ‘eleitos’ discutirão e votarão os projetos apresentados por eles.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Iniciado em 2024 através de uma parceria da Câmara de Vereadores com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do Governo de Castilho, este novo programa possui cinco eixos centrais de desenvolvimento.

O objetivo principal desta iniciativa é transferir aos estudantes os conceitos básicos de cidadania e produção textual da legislação municipal, que segue linguagem técnica diferente desta que utilizamos no nosso dia a dia.

O primeiro eixo são as visitas técnicas que os 267 estudantes dos 5ºs anos da rede municipal de ensino realizaram à Câmara de Vereadores e à Prefeitura na última semana de fevereiro. Nesta etapa inicial, a ideia é ensinar aos alunos o processo que vai da eleição das autoridades políticas que representam os cidadãos até as contribuições destes ao progresso e desenvolvimento do Município, que basicamente ocorrem através da produção textual de Leis, Decretos e Portarias que resultam em Programas de Governo fundamentais para o funcionamento administrativo do Município.

A fase seguinte do projeto foi prática: dentro das salas de aula, os estudantes aprenderam como criar um ‘projeto de lei’ mirim utilizando temas como Meio Ambiente, Cultura, Educação e Saúde, por exemplo. Esta etapa teve duração de 20 dias e o resultado final (Fase 3) foi avaliado pela equipe técnica responsável pelo desenvolvimento do programa dentro das salas de aula.

A avaliação considerou os projetos apresentados por cada uma das 12 salas de aula de 5º ano destas cinco escolas municipais: Mauro Roberto, Dijanira B. Jorge, dr. Youssef, Maria Dauria e Maria Bandeira.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete