Porquê você DEVE conhecer Castilho?
Porque somos o Paraíso do Pescador” seria a resposta mais lógica e imediata para qualquer um que desconhece todo o potencial do 31º maior município em terras paulistas.

Afinal, também possuímos uma das maiores extensões costeiras de águas pluviais do país, sendo banhados pelos rios Tietê, Paraná e Aguapeí. São pelo menos 85km de margens nativas que abrigam centenas de espécies arbóreas onde habitam animais, pássaros e peixes, além de uma infraestrutura de acolhimento traduzida em inúmeras pousadas, ranchos de veraneio, condomínios, áreas públicas e uma natureza de “endoidecer gente sã”.

O verdadeiro Pantanal Paulista caracterizado como “
RPPN Foz do Aguapeí”, nos credencia como legítimo portal de entrada para o Parque Estadual do Aguapeí, cuja fauna, flora e inigualável vida aquática alimentam nosso berçário natural que caracteriza e encanta estudiosos, jornalistas e visitantes que somente aqui encontram várias espécies ameaçadas pela extinção.

Castilho é ainda a
Capital Estadual da Energia Limpa, abrigando em seu vasto território, a maior geradora de energia fotovoltaica do estado e a quinta maior do País (UFV-Castilho, do grupo Comerc Renew), além de possuir a Viralcool em seu panteão de energia renovável produzida através do beneficiamento da cana-de-açúcar. Juntas, estas duas produtoras de energia ecologicamente corretas possuem a capacidade de alimentar – sozinhas, uma cidade tão grande quanto Campinas-SP. Além disso, é o lago de Jupiá, que banha tanto Castilho quanto Três Lagoas/MS, que move as poderosas turbinas da Hidroelétrica “Engenheiro Souza Dias”, que integra o complexo “Urubupungá” e é um dos maiores produtores de energia hidráulica do mundo.

Se o Brasil fosse comparado ao corpo humano, diríamos que Castilho é o coração deste sistema, distando cerca de 900km dos principais órgãos vitais (capitais dos Estados) responsáveis pelo processamento de nossas maiores riquezas.

E, simmmm! Somos a
Capital da Pesca Esportiva no Estado de São Paulo, fundadores de um dos torneios mais tradicionais da área e domínio absoluto de nobres peixes como Pintado, Jaú, Dourado, Pacu e nossa orgulhosa guerreira das águas: a Piapara.

E, mesmo não parecendo, somos gente humilde. Do campo, das águas, das matas. Donos de uma das maiores redes regionais de pousadas, restaurantes típicos e das tradições. Famosos pelas festas temáticas que mobilizam comunidades inteiras e atraem turistas de todos os cantos do país. Orgulhosos de nossa cultura e história.

Enfim, somos o destino certo para você que deseja apreciar a plenitude da natureza e a grandiosidade de uma joia rara encrustada entre três imponentes rios.
23/03/2023
CASTILHO - PARAÍSO DA PESCA E OUTRAS POTENCIALIDADES