10 ABR 2024
CAMPANHAS OFICIAIS
Equipe de Saúde Jupiá atende 310 estudantes em ação de atualização vacinal

Público-alvo foram alunos da escola ‘Maria Dauria’, que surpreenderam pelo baixíssimo índice de atraso vacinal

Nesta segunda e quarta-feira (dias 08 e 10), a garotada da EMEIEF “Maria Dauria” recebeu a visita da equipe de Saúde da UBS “Genercina Vieira dos Santos Sakakibara” (Jupiá), que dedicou todo o período da manhã à atualização das cadernetas de vacinação daquela clientela escolar.

Com pouco mais de 300 estudantes, esta é a única unidade escolar da Rede Municipal que atende alunos até a idade média de 15 anos (9º ano do ensino fundamental).

Este é um dos principais motivos que levou a Enfermeira Larissa Kazitani e sua equipe àquela escola, já que a vacina contra o vírus HPV recombinante é recomendada a meninos e meninas com idades entre 09 e 14 anos, de acordo com as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Outro objetivo da equipe foi a imunização das crianças e adolescentes contra a gripe Influenza, cuja campanha nacional de vacinação teve início na última semana de março. Segundo Larissa, nem mesmo professores e funcionários da escola que ainda não haviam sido imunizados, escaparam do compromisso com a Saúde:

Nesses dois dias de visitas, foram atendidos 310 estudantes com idades entre 04 e 15 anos, além dos professores e funcionários. Durante este trabalho que incluiu a atualização das vacinas em atraso, ficamos muito satisfeitos em perceber que pouquíssimos alunos estavam com suas cadernetas em atraso. Os pais estão de parabéns por esse cuidado com a saúde dos filhos, avaliou Larissa.

Este trabalho de grande importância mobilizou toda a equipe de Agentes Comunitários de Saúde, composta pela Ariane, Rosalha, Juliana, Valquíria, Luciana, Leidimar e Roseli.

PSE - As visitas regulares dos profissionais de Saúde às unidades escolares é fruto de mais uma parceria bem sucedida entre as Secretarias de Educação e Saúde, com o objetivo de promover a integração e articulação dentro das escolas, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população em geral.

Fonte: SMS - Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica
Autor: Assessoria de Gabinete