Em números oficiais, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, contabilizou a participação de 395 crianças representando as 11 unidades escolares de Castilho na 3ª grande passeada pelo Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.

Caminhando ao lado deles, um outro batalhão formado por professores, ADIs, equipes gestoras, pais e familiares dos alunos, profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social, representantes do Conselho Tutelar, Asilo Betel, Brigada Municipal de Combate a Incêndios, Base local do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Imprensa, comerciantes e o vereador Itamar Vieira completam o cenário desta que foi a maior manifestação pública de conscientização sobre o Autismo já realizada em Castilho.

Antes de partirem pela Osório Junqueira, as crianças se deliciaram com um farto café da manhã recheado de guloseimas que pareciam não ter fim. A alimentação dos pequenos foi fornecida pelo Empório Redepas, que reafirmou seu compromisso social com este ato de grande importância na luta em defesa da diversidade.

Outro grande destaque ficou por conta dos comerciantes, que interromperam temporariamente suas atividades, para registrar imagens e parabenizar os manifestantes pela ação de conscientização. Em sinal de respeito e compromisso com a igualdade, a maioria dos comerciantes fixou bandeiras azuis em suas fachadas.

Durante todo o trajeto, os cidadãos que não sabiam do evento, pararam para prestigiar e ao serem informados sobre os motivos da passeata, declararam sua admiração e apoio à ação comandada em conjunto pelas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

A culminância deste belíssimo ato azul e branco (a maioria das crianças utilizaram os uniformes escolares) se deu na Praça Matriz, onde uma farta distribuição de pipocas aguardava os manifestantes.

Após breves palavras de agradecimento sobre a importância de se trabalhar com seriedade em favor das diversidades, o Chefe do Executivo e os secretários Demilson (Saúde), Silvânia (Educação) e Raquel (Assistência Social) realizaram a entrega dos kits escolares aos gestores das escolas e creches municipais presentes ao evento.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete