A comunidade castilhense se mobilizou novamente na tarde desta segunda-feira, 17, em reunião realizada no Anfiteatro do CIEC para atualizar e discutir novos protocolos de segurança dentro das escolas municipais e estaduais de Castilho.
A proposta encabeçada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do município, reuniu membros dos Conselhos Municipais, o Prefeito Paulo Boaventura, o Presidente do Legislativo - Ailton Pereira e os Vereadores Albecyr, Sam Borges, Chicão, Daniel e Itamar, a dirigente regional de Ensino – Selênia Silvia Witter Melo, representantes da Educação Municipal e Estadual, secretários de Saúde, Obras, Assistência Social, SAMAT, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Conselho Tutelar e Imprensa.
Silvânia Cintra - secretária de Educação de Castilho, foi a interlocutora do evento aberto com uma explanação detalhada dos protocolos de segurança já existentes, as melhorias que já se encontram em andamento após os primeiros encontros realizados pelas autoridades locais sobre o tema, e novas ações que serão adotadas em curto, médio e longo prazo. Ela aproveitou a reunião, para facultar aos demais a oportunidade de apresentarem outras propostas de ações preventivas, informativas e culturais, capazes de reforçar a segurança escolar.
Além dela, o Prefeito Paulo Boaventura, o Presidente Ailton e o Vereador Daniel, o Delegado de Polícia dr. Genivaldo Alves dos Santos, o 1º Sgto. Estigarribia - Comandante local da PM, a dirigente regional de Ensino, o Secretário Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Assistência Social e o diretor da PEI Armel Miranda, fizeram uso da palavra para traçar o panorama atual e ajudar a construir um novo protocolo com eficiência.
Entre os pontos altos de providências a serem adotadas, se destacaram a necessidade de formação de um novo Conselho Municipal de Segurança – CONSEG, a instalação de câmeras de monitoramento nos entornos das escolas e creches, bem como a construção de uma nova escola estadual – cujos procedimentos para viabilização já estão em andamento junto ao Governo do Estado.
Paulo Boaventura e Ailton se comprometeram a acatar as necessidades elencadas no Novo Protocolo de Segurança Escolar e reafirmaram o compromisso do Executivo e Legislativo com o desenvolvimento da Educação e com a segurança pública.
Todos os temas abordados foram registrados pela equipe técnica da Secretaria de Educação. Tais propostas ajudarão na construção deste Protocolo de Segurança atualizado e que será encaminhado a outras esferas de Governo para auxiliar na construção dos Protocolos Estadual e Federal. A expectativa é que o grupo volte a se reunir dentro de 45 dias, para avaliar os resultados das ações já implementadas.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete