Com a ilustre presença da Secretária Estadual de Esportes – Coronel Helena Reis, Castilho inaugurou na tarde dessa terça-feira (28), no bairro Laranjeiras, o Complexo Esportivo “Areninha”.
Criado pelo Governo de São Paulo, o projeto é uma parceria com a Prefeitura de Castilho e foi concebido visando fomentar a prática desportiva na cidade através da implantação de estruturas modernas e funcionais em espaço público.
“O projeto original da “Arena Esportiva” é um espaço com campo de futebol society, quadra de basquete 3×3, arquibancadas e iluminação de LED. Em Castilho, estamos anexando outros espaços para ampliar as opções de lazer dos cidadãos. Já implantamos uma academia de ginástica a céu aberto e um parque infantil. Também estamos criando uma pequena praça iluminada que em breve ganhará bancos e outros atrativos. Outra preocupação nossa foi ampliar a arquibancada. Embora a Areninha já possua arquibancada própria, construímos outra em alvenaria porque conhecemos bem a paixão dos castilhenses pelo futebol e sabemos como nossas praças esportivas ficam em épocas de competição”, explicou o prefeito à Coronel Helena enquanto a acompanhava pela área.
Em seu discurso, Coronel Helena destacou que as atenções do Governo de São Paulo estão voltadas para os Municípios e às localidades desprovidas de infraestrutura e opções de esporte, lazer, cultura, saúde e educação:
“O esporte precisa fazer parte da base de formação de cada ser humano. Esse envolvimento desde os primeiros anos de vida, é levado por cada um de nós até a terceira idade, assegurando disposição física, saúde e bem-estar”, afirmou.
O prefeito também destacou os motivos que o levaram a escolher o bairro Laranjeiras para receber a obra:
“O Laranjeiras é um dos bairros mais antigos de nossa cidade e por décadas, foi ignorado em suas necessidades de acesso ao lazer e infraestrutura. Este foi o principal motivo para escolha deste bairro, onde também iniciamos um projeto que deixará 100% de suas ruas asfaltadas e iluminadas até o início do próximo semestre. Também facilitamos o trânsito entre este bairro e o Centro, construindo e iluminando calçadões próximos à via férrea. Já estamos construindo um acesso digno aos moradores nas proximidades da Estação Ferroviária, onde em breve será inaugurada a Nova Feira do Produtor Rural. Alguns dias atrás, conquistamos mais recursos do Governo do Estado para reformular o anexo da Creche aqui do Laranjeiras, visando ampliar ainda mais o número de vagas. Todas as escolas e creche aqui do Laranjeiras, também contam com ar condicionado instalado nas salas de aula e tiveram seus parques infantis substituídos por playgrounds mais modernos e seguros. Estamos prestes a finalizar a entrega das escrituras definitivas de seus lares aos moradores do Conjunto José Augusto dos Santos, E, agora, a inauguração da Areninha deixa a estrutura de esporte e lazer do bairro mais próxima de suas necessidades”, listou o Chefe do Executivo.
Aproveitando a presença da Secretária de Estado, ele assinou e entregou à Coronel Helena o pedido para construção de uma nova Areninha Esportiva em outro extremo da cidade:
“Castilho cresceu muito nos últimos 20 anos e agora precisamos que uma estrutura como essa possa atender também aos moradores no entorno dos conjuntos Nelson Borges, Ademar Peixoto, Olga Benário e Alvorada, promovendo a democratização do acesso ao esporte e à Saúde”, pleiteou.
A cerimônia foi finalizada com o descerramento da Placa Inaugural e com o tradicional “ponta-pé inicial” realizado em conjunto pelo prefeito e pela secretária, seguindo com uma partida amistosa entre as crianças do projeto Baby Foot.
PÚBLICO – A Secretária Estadual de Esportes, coronel Helena, foi recebida em Castilho pela BAMAC, todos os secretários municipais, vereadores João Paulo, João Lameu, Daniel, Albecyr, Itamar e Chicão além da vereadora andradinense Eloá Pessoa e pelo empresário e ex-prefeito de Nova Independência – José Pedro Toniello, pelo Comando da PM no município, Bombeiros e os assessores parlamentares Francis Panzani (Itamar Borges) e Jair Pereira (Carlão Pignatari), bem como grande parte da imprensa local e regional.