11 DEZ 2021
Avaliações do Saresp 2021 mobilizam 341 alunos da rede municipal de Ensino castilhense

Desde anteontem (quinta-feira, 09) 341 alunos que frequentam os 5º e 9º anos das escolas pertencentes à Rede Municipal de Educação, estão concentrados em resolver as questões do Saresp 2021. A avaliação terminou ontem (sexta-feira, 10 de dezembro) e o objetivo das provas é monitorar a escolaridade básica na rede pública paulista. Os resultados obtidos em todas as escolas do Estado, servirão para orientar as políticas públicas de melhoria do ensino.
Além dos estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, alunos da 3ª série do ensino médio também participam das avaliações.

Uma amostra do 2º e 3º anos do ensino fundamental também está sendo avaliada nestes dois dias de intensa movimentação em todas as escolas do nosso município”, explica a Supervisora da Rede Municipal de Ensino, Valéria Cristina de Morais da Silva.

Sobre a dinâmica das provas, Valéria explica que na primeira data, a avaliação apresentou questões sobre Língua Portuguesa e Matemática. Ontem (10), que inclui apenas 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, a prova tem questões sobre Ciências da Natureza, além de uma redação. Além disso, todos os participantes receberão um questionário socioemocional.
Nos dois dias de avaliação, a Secretária Municipal de Educação, Silvânia Cintra, acompanhou a movimentação nas escolas, oferecendo toda a assistência necessária para o devido andamento das provas.

Enquanto respondem as questões, os alunos são monitorados por professores das próprias unidades escolares, além de fiscais e representantes da Diretoria Regional de Ensino.

Silvânia informou ainda que o resultado desta importante avaliação também servirá de base para identificar problemas e apontar soluções visando a melhoria do ensino em todo o Município.

Temos um compromisso sério com a Educação das nossas crianças e jovens e o prefeito Paulo Boaventura é categórico em afirmar que precisamos elevar ao máximo o desempenho de nosso município em todos os índices de avaliação do Ensino. Para isso, recebemos todo o apoio necessário e as portas da Prefeitura estão sempre abertas para que possamos apresentar novas iniciativas”, finalizou Silvânia.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação