Parceiras de longa data, as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente se reúnem novamente a partir de hoje (12) para iniciarem a programação oficial de Castilho em comemoração ao Dia Mundial da Água.

O primeiro ato está marcado para as 19h, no bairro “Ademar Peixoto Martins”, onde ocorrerá o lançamento do projeto ‘Amigos do Bairro’. Esta ação de educação ambiental, terá entre suas atividades centrais a entrega de sacos azuis da Coleta Seletiva entre os moradores e também a doação de mudas para plantio nas calçadas das residências.

Nesta noite entregaremos 30 mudas da espécie ‘pata de vaca’, que embeleza e é adequada às calçadas de nosso município. No próximo dia 23 pela manhã, retornaremos a este mesmo bairro, mas para uma ação muito mais abrangente, que será o plantio de 500 mudas de espécies nativas de nossa região. Esta ação está sendo realizada em parceria com a Equipe Social da CDHU, que forneceu as mudas que dentro de pouco tempo, proporcionarão aos moradores um pequeno bosque que servirá tanto como área verde quanto de lazer”, informou a secretária de Meio Ambiente Jéssica Afonso.

OUTRAS ATIVIDADES

Além dos projetos ‘Amigos do Bairro’ e ‘Plantando Água’, o cronograma segue em frente às 08h30 da manhã deste sábado (16), no bairro Beira Rio, onde ocorre nova Mobilização Ambiental com a doação de mudas nativas.

A partir das 10h da segunda-feira seguinte (18), internos, equipe técnica e demais colaboradores do Asilo Betel assistirão uma palestra destacando a importância das árvores para o ciclo da água.

Na quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto abrirá as portas do CIEC para receber os estudantes de todos os 3º anos da rede municipal de ensino. Os alunos serão divididos em duas turmas, que se reunirão às 09h e às 14h para participarem de uma ação educativa sobre a água, na qual colaboradores da Águas Castilho, empresa do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, explicarão como é o funcionamento dos sistemas de tratamento de água e esgoto no município. Essa é uma iniciativa da área de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Águas Castilho.

Conforme já havia sido antecipado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a partir das 13h do próximo dia 21, vários produtores rurais castilhenses irão se reunir na Secretaria de Meio Ambiente para participar do curso gratuito sobre “Segurança com Defensivos Agrícolas”

Local: Secretaria de meio ambiente (ao lado do clube da terceira idade).

Na sexta-feira, 22, data em que se comemora oficialmente o Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente utilizará as redes sociais e órgãos da imprensa regional para lançarem um projeto de troca de óleo de cozinha usado. Os detalhes desta importante ação serão divulgados somente no lançamento do projeto.

Às 14h30 do mesmo dia 22, o grupo Reviver participará de uma ação educativa em sua própria sede: Clube da Terceira Idade.

E, conforme antecipado no início desta reportagem, a culminância do cronograma ocorrerá com o plantio das 500 mudas nativas no conjunto Ademar Peixoto Martins.

PARCERIAS COMO INGREDIENTES PRINCIPAIS

Além destas atividades principais, todas as escolas e creches da rede municipal de ensino já estão desenvolvendo o tema dentro das salas de aula, com projetos igualmente importantes que começarão a ser divulgados nas redes sociais nos próximos dias. Vale destacar que todas essas ações do Governo Municipal são coordenadas pelas Secretarias de Meio Ambiente e Educação, que contam com as parcerias essenciais da Equipe Social CDHU, empresas Lemon Box, BioGs e Águas Castilho, além da Ong Rio Paraná e da PM Ambiental que participam com palestras, distribuição de mudas e demais ações educativas”, finaliza Jéssica.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: Bairros "Ademar Peixoto Martins" e Beira Rio, Asilo Betel, CIEC, Clube da Terceira Idade e Secretaria de Meio Ambiente