26 SET 2023
GABINETE DO PREFEITO
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Paulo Boaventura acompanha lançamento do programa Facilita SP com governador Tarcísio

Cumprindo agenda na capital paulista, o prefeito Paulo Duarte Boaventura participou nesta segunda-feira, 25, do lançamento do programa “Facilita SP” junto com o governador Tarcísio de Freitas. O principal objetivo desse programa é promover liberdade econômica.

A proposta do nosso Governador é melhorar o ambiente de negócios e estimular geração de emprego, renda e desenvolvimento regional ”, explicou o prefeito.

Paulinho esteve acompanhado pelo vereador Chicão da Ambulância e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Fábio Pontes.

De acordo com Paulo Boaventura, o evento era totalmente voltado para a secretaria municipal recém criada em seu Governo e que tem Fábio Pontes à frente:

Viemos não só para conhecer o programa do Estado, mas também para estreitar laços e adequar o nosso programa municipal a essas novas metodologias de atrair e abrir mais empresas ”, justificou.

Segundo Tarcísio, o Facilita SP é uma iniciativa que vai desburocratizar todo o Estado, tornando os procedimentos mais rápidos e transparentes para estimular o empreendedorismo e simplificar a vida do empresário paulista.

O papel do Estado é facilitar e é o que vamos fazer. Estamos dando passos firmes para a simplificação e desburocratização. Temos certeza que as prefeituras vão dar os mesmos passos para tornar São Paulo o melhor estado de ambiente de negócios do Brasil ”, afirmou Tarcísio na solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes.

A cerimônia também teve a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, com quem o prefeito castilhense estreitou laços. Outras autoridades que Paulo Boaventura também fez contatos na ocasião foi com Artur Lima – Chefe da Casa Civil, Guilherme Afif Domingos – Secretário de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo, e até com Patrícia Bansi, diretora regional do Trabalho em Araçatuba.

DESBUROCRATIZAÇÃO - Atualmente, quem quer empreender precisa cumprir uma longa jornada em diferentes órgãos públicos, com apresentação de diversos documentos para que o novo negócio receba a liberação de funcionamento.

Com o Facilita SP, essa jornada será simplificada a partir da classificação das atividades econômicas em três níveis: baixo, médio e alto risco.

Segundo levantamento do Instituto Millenium, Municípios que já regulamentaram normas locais de liberdade econômica registraram aumento de 40% nas contratações em comparação aos índices anteriores às novas normas.

O Facilita SP foi dividido em etapas:

• A primeira delas estabelece a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica, do Código de Defesa do Empreendedor e da Lei Estadual 17.761, por meio de decreto.

• A segunda cria o Comitê Estadual para Simplificação e Desburocratização do Registro e Legalização de Empresas e Negócios no Estado de São Paulo.

• A terceira contempla o Portal Integrador, ferramenta que garante o acesso simplificado aos registros e processos de licenciamento; e, por fim,

• A quarta etapa, que foca no engajamento dos Municípios.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Autor: AsCom - Assessoria de Comunicação Social