10 ABR 2024
GABINETE DO PREFEITO
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
PROJETOS
Transporte sanitário facilita acesso à Saúde de moradores da zona rural

Uma nova ação da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica está priorizando o atendimento personalizado de moradores da zona rural. Recém implantado pelo Governo Municipal, o transporte sanitário busca os pacientes diretamente nos assentamentos onde residem e leva-os até a UBS mais próxima.

É um atendimento mais humanizado e muito mais eficaz”, avalia o secretário de Saúde, Demilson Cordeiro. “Antes, a cada 15 dias a gente possibilitava que um médico fosse até o centro comunitário do bairro realizar os atendimentos. Mas esses locais não dispõem da mesma infraestrutura, aparato e conforto que uma UBS”, completa.

Além da consulta médica, na UBS o paciente tem a opção de passar pelo dentista, fisioterapeuta e até mesmo fazer retirada de remédios, já que cada UBS rural foi dotada com uma farmácia.
A ideia da Secretaria Municipal de Saúde oferecer o transporte se deve à questões de logística. Mesmo que as UBS estejam nas zonas rurais, alguns assentamentos estão um pouco distantes e nem todos moradores possuem veículos que possibilitem o deslocamento.

Essa é uma grande formalização de ação de política pública em atender bem as pessoas da zona rural, dando a elas toda dignidade que merecem”, finalizou o secretário.

Fonte: SMS - Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica
Autor: AsCom - Assessoria de Comunicação Social