22 JUN 2023
PROJETOS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
“O QUÊ VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”

Essa é uma das perguntas que a maioria absoluta dos estudantes brasileiros ouvem ao chegar ao Ensino Médio, e se dedicam a pesquisar opções, visando planejar o futuro de seus estudos no campo profissional. Mas, uma iniciativa das professoras Zulmira Siqueira (Língua Portuguesa) e Natália Bandeira (Ciências), apoiadas pela diretora Luciene Santos e sua equipe técnica, tem levado os estudantes dos 8º e 9º anos a antecipar esta reflexão.

Dentro das salas de aula, eles aprendem as peculiaridades das principais atividades profissionais exigidas pelo mercado de trabalho, realizando pesquisas, analisando materiais publicitários divulgados por faculdades e instituições de ensino técnico, assistindo vídeos e participando de bate-papos.

Para complementar toda esta pesquisa, Zulmira e Natália tem buscado o apoio de instituições de ensino existentes na região, onde os alunos realizam visitas técnicas para conhecer pessoalmente os segredos e potencialidades de algumas destas profissões.

Nesta terça-feira (20), por exemplo, eles visitaram o campus de Três Lagoas do IFMS – Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, onde ficaram particularmente extasiados com os laboratórios tecnológicos e descobriram que é possível construir equipamentos sofisticados como um drone completo, utilizando softwares de computador e impressoras 3D (Confira o vídeo abaixo).

A galerinha foi recepcionada pelo diretor Douglas Toledo e professores do Instituto, que os acompanharam durante toda a visita, esclarecendo dúvidas e aguçando ainda mais a curiosidade da garotada.

O papel da escola é preparar os alunos com os conhecimentos básicos que os ajudarão a seguir uma carreira tão sólida quanto aquilo que eles se propuserem a fazer profissionalmente. A equipe Maria Dauria está ofertando as ferramentas. Agora, cabe aos alunos decidirem como usá-las em seu futuro”, finalizam as professoras em Nota enviada através do Coordenador Pedagógico dos anos iniciais do Ensino Fundamental (PEB2), Fábio Batista.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: IFMS - Campus Três Lagoas/MS
Vídeo Vinculado