07 MAR 2018
Campanha “Lacre Solidário” contagia voluntários em Castilho

Lançada no início de fevereiro, a campanha Lacre Solidário está contagiando diversos voluntários castilhenses. A cada dia que passa cresce na cidade o número daqueles que se mobilizam na arrecadação de lacres de latinhas de cervejas, refrigerantes, etc., para trocá-los por cadeiras de rodas. O autônomo Valdenir Alves Santana, popular Dema da Lata é um desses voluntários.

“Eu vi a campanha que a prefeitura lançou na imprensa e fiquei sensibilizado pela causa. Até que um dia fui ao Departamento de Obras solicitar uma caçamba e vi um banner da campanha. Depois, a própria funcionária do setor, chamada Raquel, me perguntou se eu não queria colaborar. Não pensei duas vezes.”, revelou o autônomo.

De fato, no dia seguinte a visita do voluntário ele retornou ao local com 13 quilos de lacres. “É o mínimo que posso fazer e estou fazendo de coração. Pois sei da finalidade desses lacres”, disse Dema.

Além dele, Maria Rosa da Silva, moradora do bairro Laranjeiras, foi outra que levou até a prefeitura um pouco do material já dentro de uma garrafa. “Sei que não é muito, mas todos lacres que vejo já estou recolhendo e de pouco em pouco a gente consegue fazer muito”, destacou.

A Prefeita Fátima Nascimento tem incentivado essa coleta e acredita que será possível ajudar muitas famílias castilhenses a custo zero. “É uma campanha que não tem custo para as pessoas participarem e o retorno é a certeza de que vamos poder ajudar alguma família carente que necessita de uma cadeira e não tem condições de comprar”, considerou Fátima.

Quem também está otimista com as ações dos voluntários é o coordenador da campanha em Castilho, João Rodrigo Begas Prado. Ele distribuiu os banners da campanha em alguns pontos comerciais de Castilho, bem como em alguns prédios públicos. Segundo Prado, a cada 140 garrafas Pet cheias de lacre, o município consegue trocar a referida quantidade por uma cadeira de rodas.