29 MAI 2023
PARCERIAS
SECRETARIAS
Projeto “Guardiões do Meio Ambiente” antecipa programação Ambiental castilhense

Parcerias intersetoriais apoiadas pelo Governo Municipal orientam cerca de 1.600 alunos em dois importantes projetos que antecipam programação referente à Semana Mundial do Meio Ambiente

Oficialmente, a Semana Mundial do Meio Ambiente começa no próximo dia 05 de junho. Mas, em Castilho, as atividades relacionadas à conscientização e formação de gerações mais compromissadas com os cuidados ambientais se desenvolvem durante todo o ano.

Nas duas últimas semanas, por exemplo, alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino participaram de atividade externa para conhecer a destinação correta do lixo produzido no município. A ação atingiu um total de 218 alunos em pelo menos cinco dias de atividades.

Já nesta segunda-feira (29), o Prefeito Paulo Boaventura fez questão que visitar o CIEC para acompanhar os alunos do 1º ano da escola Dijanira Bozzo Jorge numa nova e empolgante atividade que encantou a garotada e também o Chefe do Executivo.

O Projeto “Guardiões do Meio Ambiente” segue o ritmo bem sucedido das ações conjuntas realizadas pelas secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SAMAT) e Educação, Cultura e Desporto (SME).

Focando na aprendizagem das crianças de 1º ao 3º ano matriculadas nas escolas Dijanira Bozzo Jorge, Maria Bandeira, Mauro Roberto, Youssef e Maria Dauria, e também os pequeninos das séries iniciais nas EMEIs Paulo Sérgio, Maria Bandeira, Maria Dauria, Rosemira e Antônio Custódio Borges, o projeto envolverá cerca de 1.300 estudantes.

Esta proposta inédita na rede municipal de ensino, oferece às crianças um aprendizado imersivo e de grande impacto visual, onde turmas formadas por cerca de 20 alunos percorrem uma “trilha ecológica” criada dentro do CIEC, onde as crianças são conduzidas por 06 espaços ricamente ambientados e sonorizados, que lhes permitem conhecer melhor as matas, rios, animais, problemas ambientais e aprofundar seus conhecimentos com a ajuda de “índios” e outros guias. O objetivo é transformá-los em defensores do nosso ecossistema, ensinando a eles como proteger a natureza e servirem como “Guardiões do Meio Ambiente”.

Os recursos utilizados extrapolam os limites audiovisuais, chegando a incluir até mesmo o cheiro de queimada. Outro destaque é a iluminação que valoriza a passagem por cada ambiente. Mas, para se tornar um guardião, os pequeninos devem cumprir algumas tarefas durante o percurso, como ajudar a repovoar os rios, recolher e separar corretamente o lixo que encontram pelo caminho. Ao final, todos deixam uma mensagem à Grande Árvore e são recompensados com um Kit ambiental que inclui guloseimas e sessão de fotos com o Castileco - mascote da coleta seletiva castilhense.

As visitas a esta experiência inovadora e de elevado valor pedagógico/ambiental, começaram hoje (29) e seguem até o dia 05 de junho, quando será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ah, e só pra aguçar um pouco mais a curiosidade dos leitores, a secretária de Educação, Cultura e Desporto – Silvânia Cintra, já antecipou que estas duas foram apenas as atividades iniciais em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo ela, muito mais está programado para acontecer durante todo este mês de junho.

Fonte: SAMAT/SME (Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo/ Educação, Cultura e Desporto)
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: CIEC - Centro Integrado de Educação e Cultura