05 JUN 2023
CAMPANHAS OFICIAIS
COLETA SELETIVA
DATAS COMEMORATIVAS
“Castilho não tem Dia do Meio Ambiente. Aqui, nossas ações utilizam 365 DIAS DO ANO”

É com estas palavras e um portfólio de grande alcance que a gestora municipal de Meio Ambiente – Maria Custódio, explica o comprometimento de Castilho com a preservação ambiental

A secretaria municipal de Educação encerra nesta segunda-feira (05) mais uma parceria bem sucedida com o setor de Meio Ambiente da SAMAT, recebendo nada menos que 700 estudantes da pré-escola numa viagem mágica para conhecer a natureza e se transformarem em Guardiões do Meio Ambiente.

O programa desenvolvido em conjunto pelos dois setores, é parte de uma programação muito mais ampla, que extrapola todo o planejamento regional para celebrar o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, comemorado hoje, dia 05 de junho.

Antes mesmo de iniciar o mês de maio, as engenheiras ambientais Maria Custódio e Elaine Ludovico tem recepcionado grupos distintos em visitas assistidas ao Viveiro Municipal e ao Barracão de Reciclagem.

“Nossa equipe tem desenvolvido um trabalho bacana em Castilho. Estamos presentes em todos os eventos promovidos pela Prefeitura, distribuindo kits, sementes, adubo, panfletos, mudas de árvores nativas e divulgando o trabalho de reciclagem. Como as escolas são o caminho para o coração das famílias castilhenses, temos ofertado desde o início do ano palestras, visitas assistidas e participando ativamente de atividades ambientais desenvolvidas por outros setores da Administração Municipal. Agora, depois de todo o sucesso e repercussão regional do projeto ‘Guardião Ambiental’, estamos seguindo para duas outras etapas de conscientização igualmente importantes”, afirma a gestora de meio ambiente, Maria Custódio.

PRÓXIMAS ETAPAS

Como Maria e Elaine costumam dizer, a preservação e conscientização sobre uso correto dos recursos naturais é trabalho contínuo que não se limita a um curto espaço de tempo. Agora, após terem dedicado os quatro primeiros meses do ano à educação infantil e da sociedade organizada, elas entendem que é preciso reforçar nas ruas o recadinho que os pais recebem constantemente dos filhos.

A etapa seguinte da campanha de conscientização sobre a necessidade de preservação ambiental será realizada próximo à rotatória do bairro Nova York. A partir das 08h, uma equipe composta por Policiais Ambientais, Atividade Delegada e representantes do setor de Meio Ambiente estarão posicionados nas duas faixas da Via de Acesso “Antônio Vieira de Brito” para recepcionar quem entra e sai da área urbana de Castilho.

A abordagem visa a orientação dos condutores, que receberão panfletos informativos, dicas de segurança por parte das autoridades policiais e réguas indicando o tamanho ideal dos peixes fisgados e retirados dos rios e lagos de Castilho.

Finalizada esta etapa no período da manhã, o grupo segue para as pousadas ribeirinhas do município, onde realizarão vistorias e orientação em pontos específicos de saída do território castilhense.

Além deste trabalho orientativo junto às vias de acesso, o setor de Meio Ambiente da SAMAT preparou uma programação especial que pretende percorrer os principais bairros urbanos e rurais do município.

A data de início deste projeto está marcada para o dia 24 de junho, no bairro Nova York. A partir das 08h, tendas e outros dispositivos de atendimento ao público estarão disponíveis na praça “Por do Sol”.

Escolhemos o Nova York porque pra atingir as metas do programa estadual Município VerdeAzul, Castilho realiza um monitoramento sistemático sobre o descarte de lixo em cada área da cidade. Este diagnóstico revela que o Nova York é o bairro com maior volume de resíduos descartados sem a devida separação. Por isso, esta campanha tem o objetivo de transmitir informações essenciais sobre o serviço Disk Caçamba, o programa municipal de Coleta Seletiva e o mapeamento de coleta regular de lixo doméstico. É um trabalho de orientação, que esperamos atingir bons resultados. Pra isso teremos uma equipe preparada para distribuir panfletos, explicar, área pras crianças se divertirem e, é claro, a presença do ‘Castileco’, nossa mascote da Coleta Seletiva”, finalizou Maria Custódio, gestora Ambiental.

Fonte: SAMAT/SME - Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo/Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: CIEC - Centro Integrado de Educação e Cultura