29 ABR 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Maria Dauria resgata projeto de horta na escola e promove saúde, inteligência emocional e cultura agroflorestal

O manejo agroflorestal na Escola Municipal Maria Dauria Silva Oliveira, localizada na zona rural de Castilho, promove a agricultura orgânica valorizando e resgatando a cultura do campo. A iniciativa de cultivar um espaço para as plantações incentiva a criança a prestar atenção na natureza, suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. Ao cultivar a horta, os alunos são estimulados a gostar da alimentação saudável, auxiliando na identificação desses alimentos que fazem bem à saúde.

O contato direto com a natureza permite um aprimoramento do esquema corporal, da percepção espacial e motricidade nos primeiros anos da infância, isso porque a experiência oferece estímulo aos sentidos da criança e mais conhecimento sobre o planeta, seu corpo, as formas de vida e os limites.

A Diretora Luciene dos Santos diz que, trabalhando com a horta, eles esperam resultados de alunos mais conscientes, que valorizem a natureza, e disseminem esse conhecimento às suas famílias, incentivando-os a levar esse ensinamento ecologicamente correto para a vida.

A natureza e o meio ambiente natural tendem a despertar nas crianças o fascínio, a curiosidade e o encantamento, a interação das crianças com esses aspectos naturais é de grande importância. Para algumas crianças esse tipo de contato tem sido cada vez mais privado ou escasso devido ao estilo de vida das famílias urbanas e da falta de ambientes naturais no entorno em que vivem. Por esses motivos, é de grande importância proporcionar a elas o contato ou experiências que as aproximem de vivências que poderão lhes despertar a curiosidade pela natureza e sua importância na vida dos seres humanos”, defende a diretora.

A Escola Maria Dauria está sempre se destacando no cuidado de todas as áreas da vida dos seus alunos construindo valores e memórias lindas.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: EMEIEF Maria Dauria/Equipe Gestora