CASTILHO - A SEAPE – Secretaria de Agricultura e Pecuária de Castilho, finalizou nesta quinta-feira,31, mais uma edição do bem-sucedido curso de “Turismo Pedagógico no Meio Rural”, promovido em parceria com a FAESP, SENAR-SP, SEBRAE e Sindicato Rural de Andradina.
Com a participação ativa de 16 produtores locais, a capacitação começou segunda-feira,28, com aulas teóricas aplicadas na própria secretaria, pela turismóloga Graziela Castilho Sabino Grecco. No total, o curso contabilizou uma carga horária de 32 horas/aula.
EXPERIÊNCIA VALIOSA - Graziela é sócia-proprietária do Projeto Santo Antônio (Sabino/SP) e docente das disciplinas de Análise Econômica do Turismo e Custos na UNIMEP, além de ser consultora da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e instrutora dos Programas de Turismo Rural e Feira do Produtor do Sistema FAESP/SENAR-SP. Ela também é consultora em planejamento turístico, desenvolvimento regional e articulações para economia solidária e capital social.
“Toda essa experiência profissional foi utilizada por Graziela neste curso, que despertou os olhares dos alunos e abriu suas mentes para um enorme leque de oportunidades ainda inexploradas turisticamente no meio rural de nosso município”, informou a servidora pública Larissa Camata, que acompanhou todo o processo de ensino-aprendizagem.
COLOCANDO EM PRÁTICA - Os alunos também deixaram a sala de aula para ir ao campo, onde puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos, descobrindo como aplicar no Turismo, as vivências e experiências do dia a dia no meio rural de forma pedagógica.
Essa visitação in loco foi vital para que os alunos pudessem identificar os recursos naturais e culturais disponíveis, planejar sua aplicabilidade no Turismo focado em cada público-alvo, reconhecer as necessidades de adequações da propriedade para recepção de grupos pedagógicos e também a indispensabilidade dos monitores para guiar visitações às propriedades rurais.
Graziela também dedicou suas aulas à produção de material publicitário e estratégias comerciais de divulgação planejada para maximizar resultados.
Na avaliação dos alunos, o curso serviu para ampliar horizontes e revelar possibilidades de investimento turístico dentro de suas próprias propriedades, algo que eles mesmo ainda não haviam percebido ao longo dos vários anos.
O curso de Turismo Rural é mais uma das iniciativas programadas pela Prefeitura de Castilho através da Secretaria de Agricultura e Pecuária e várias parcerias com instituições de ensino, sindicatos, empresas e entidades, visando ampliar as possibilidades de negócios e renda para os produtores rurais de Castilho.
Colaboração Marco Apolinário
Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA