21 NOV 2022
Escola Maria Dauria implanta jardim sensorial e parque de brinquedos não estruturados

Com o objetivo de estimular a consciência corporal dos alunos através dos sentidos e promover novos conhecimentos em um ambiente acolhedor, a escola municipal Professora Maria Dauria (Reassentamento Jupiá), de forma pioneira em Castilho, implantou dois projetos inovadores: o Jardim Sensorial e o Parque de Brinquedos Não Convencionais.

Estrategicamente escolhido, o local ainda abriga uma enorme variedade de árvores frutíferas, garantindo a completa diversão aos aprendizes. A iniciativa foi inspirada em projetos que possibilitam aos estudantes o contato direto com o Meio Ambiente e a melhor compreensão dos fenômenos da natureza, o que atua como mecanismo facilitador no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando a contextualização do tema proposto e também o desenvolvimento do senso crítico destes que observam, investigam, pensam e propõem suas concepções finais acerca do que foi aprendido na aula.

De acordo com a equipe pedagógica, antes - o que era apenas mato, foi transformado em um enorme espaço de lazer e de experiências únicas.
Segundo a diretora Luciene dos Santos, com a criação desse espaço, a escola pode assumir outros papéis, além das aulas teóricas em sala de aula baseadas no livro didático.

Aqui, oportunizamos aos estudantes vivências significativas como ouvir atentamente, tocar com consciência, inspirar profundamente e provar novas sensações, exercitando a fruição dos sentidos, tão fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. No local, os alunos também aprofundarão seus conhecimentos botânicos e medicinais, podendo, ainda, praticar atividades lúdicas como meio de integração com a natureza”, destaca a gestora.

Na construção do Jardim Sensorial e do Parque de Brinquedos Não Convencionais, a escola utilizou materiais recicláveis (pneus de vários tamanhos, tambores cortados ao meio, tijolinhos de concreto, seixos de vários tamanhos, entre outros) e recursos do Meio Ambiente (serragem, lascas de madeira, areia, folhas secas, madeira cortada, grama e etc.), incentivando também uma conscientização quanto à preservação ambiental e à redução de resíduos descartáveis, tudo com o apoio incondicional da Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: EMEIEF "Maria Dauria"
Local: EMEIEF "Maria Dauria" (Reassentamento Jupiá)