27 JUN 2020
Vigilância Epidemiológica registra B.Ó. contra desobediência a isolamento

CASTILHO – O aumento de casos suspeitos, bem como de positivos para COVID-19 em Castilho coloca em alerta a Vigilância Epidemiológica da cidade. Outro fator preocupante tem sido a desobediência de pessoas que deveriam ficar em isolamento domiciliar e não ficam. Esta semana foi necessária a abertura de pelo menos dois Boletins de Ocorrências na Polícia Civil contra alguns desobedientes.

De acordo com o delegado local, dr. Carlos Sérgio Falsirolli, o boletim será remetido à Promotoria Pública para providências cabíveis. Para coibir novos atos de desobediência, a Vigilância Epidemiológica aumentará a fiscalização. O acompanhamento do isolamento domiciliar será realizado pela própria V.E., geralmente por telefone, e pela equipe de saúde (enfermeira ou ACS) por meio de visita domiciliar. “Se o suspeito e familiares não forem encontrados a equipe registrará o boletim de ocorrência”, alerta Naira de Deus.

Segundo ela, todo cidadão pode denunciar até mesmo de forma anônima quando souber de alguém que esteja ‘furando’ a quarentena a qual foi exposta. Em breve haverá um número específico para fazer as denúncias.