24 JUN 2020
“Construção de usina fotovoltaica é oficial” diz Prefeita Fátima Nascimento

CASTILHO – A Prefeita Fátima Nascimento oficializou nesta semana o convênio que tornará real a construção da usina fotovoltaica no município. O empreendimento será construído as margens da rodovia Marechal Rondon, na área do Distrito Industrial. Com investimento estimado em R$ 12 milhões de reais, a principal vantagem será a economia financeira aos cofres públicos.

“Hoje pagamos em média R$ 135 mil por mês só com gastos em energias dos prédios da Prefeitura. Com a usina funcionando vamos gerar a nossa própria energia e trazer imensa economia aos cofres públicos municipais”, destacou a Prefeita.

A usina solar de Castilho terá capacidade aproximada de 1,3 MWP de produção, o suficiente para suprir a demanda de consumo de energia das repartições públicas sob responsabilidade da Prefeitura. “Com isso, vamos nos tornar autossuficiente na questão energética para os anos vindouros”, garante Fátima Nascimento.

Nos próximos dias a Prefeita assinará a ordem de serviço para iniciar a construção. A previsão é que a usina solar seja concluída dentro de 60 a 90 dias após início da obra. Esse modelo de usina é uma forma de obtenção de energia ecológica, pois capta a luz do Sol e a transforma em energia, sem causar danos ao meio ambiente. Com a iniciativa, Castilho se tornará destaque por ser um dos poucos municípios que geram a própria energia.  Previsão do início da obra no máximo em setembro de 2020.

No local serão instaladas 2688 placas em uma área de 33.499 m2, bem no trevo de entrada de Castilho. O sistema será composto por 4 conjuntos de tracker e cada tracker vai movimentar 672 placas automaticamente acompanhando o sol durante o dia todo, para ter o melhor aproveitamento. A usina será protegida por alambrados com monitoramento permanente de acesso.