31 MAR 2019
Castilho realizará 1ª Caminhada do Autismo na próxima terça-feira

CASTILHO – Pela primeira vez em Castilho será realizada uma ação que desperte nas pessoas maior conscientização sobre o autista. Há 11 anos (2008), a ONU – Organização das Nações Unidas motiva as cidades a chamarem atenção da mídia e da sociedade para a causa. A própria entidade internacional definiu o dia 02 de abril como um marco para celebrar essa data.

Em muitas cidades brasileiras, haverá eventos pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original, em inglês: World Autism Awareness Day). Em Castilho, o ato é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que mobilizou outros setores da Administração para encampar a caminhada. Também farão parte as secretarias de Educação e Assistência Social.

A concentração será no CIS (Centro Integrado de Saúde), de onde sairão os participantes em caminhada pelas principais ruas de Castilho, finalizando a caminhada na Praça da Matriz. No local haverá brinquedos infláveis disponíveis para as crianças brincarem gratuitamente. Esses brinquedos foram disponibilizados por meio de parceira com a empresa Águas de Castilho que também foi mobilizada pela causa.

A cada ano a ONU escolhe um tema para esta caminhada. Em 2019 o tema definido foi “Tecnologias assistivas, participação ativa”. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Janini Nascimento o evento terá três horas de duração e deve encerrar às 12h.

AGITA CASTILHO – Juntamente com a 1ª Caminhada de Conscientização ao Autista, também será promovido o Agita Castilho. Outra ação da Saúde que anualmente motiva as pessoas a dedicarem ao menos 15 minutos do dia para atividades físicas. As responsáveis pelo Agita em Castilho é a enfermeira Nide Zahr e Samantha Del Negro.

“O dia oficial do agita é 6 de abril. Mas para diminuirmos gastos, faremos os dois eventos no mesmo dia por serem próximos e atingirem o mesmo público”, explicou Janini.

Conforme a programação, a caminhada inicia 9h. Assim que o grupo chegar a Praça da Matriz haverá meia hora de aula dançante com a professora Denizy Barsante. Em seguida serão liberados os brinquedos para as crianças que participaram do ato.

Devem participar da caminhada equipe do NASF, Eacs Castilho, ESF, Projeto Renascer e escolas da Rede Municipal de Ensino.