31 MAR 2019
Prefeita Fátima participa de reunião do Plano de Ação Emergencial da CTG

CASTILHO – A Prefeita Fátima Nascimento participou na manhã desta quinta-feira,21, da reunião de apresentação do PAE (Plano de Ação de Emergência de Barragens), da CTG Brasil. O evento ocorreu em Ilha Solteira e contou com participação de outros municípios vizinhos que margeiam rios  onde há usinas hidrelétricas construídas. Fátima esteve acompanhada pelo seu secretário de obras, João Rodrigo Begas Prado, o Pradinho, e pela secretária de gabinete Jéssica Vitro.

A palestra foi ministrada por Vitor Hugo Moraes, ligado ao setor de engenharia civil e segurança de barragens da CTG Brasil. Além de apresentar os planos de ações e monitoramento que a empresa realiza – visando maior seguranças das áreas vizinhas as barragens, foi apresentado ainda mapa de inundação apontando as possíveis áreas afetadas no caso de uma ruptura da barragem.

De acordo com Vitor Hugo, esta reunião tem como propósito aproximar a CTG Brasil dos municípios, bem como de seus representantes da Defesa Civil para que juntos possam atuar em sintonia preventiva a acidentes ou incidentes que possam ocorrer. Para ele, é fundamental que a população tenha conhecimento dos planos de contingência e saiba quais são as rotas de fugas numa eventual necessidade.

PLANO DE CONTINGÊNCIA – Um plano de contingência é composto por seis elementos básicos: identificação do cenário de risco; definição do sistema de monitoramento e alerta; definição de um sistema de alarme; estabelecimento de rotas de fuga e de pontos de encontro; além do plano de comunicação a autoridades e serviços de emergência.