30 MAI 2023
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ATENÇÃO: Turismo inicia 1º Mapeamento Empresarial e de Oportunidades de Castilho

Ferramenta divulgará empresas, autônomos, artistas e prestadores de serviço, gerando oportunidades de negócios entre os próprios munícipes e, principalmente, com turistas e visitantes

O setor de Turismo da SAMAT inicia nesta quarta-feira (31) uma iniciativa pioneira com o objetivo de criar em âmbito regional, o primeiro grande Mapeamento Empresarial e de Oportunidades de Negócios de Castilho e região.

A gestora municipal do setor, Wânia Simões, explica que a ideia é compor um guia tipo ‘Páginas Amarelas’ que ajude todos a se encontrarem em um único local:

Ainda não temos em Castilho um serviço completo e atualizado que permita consultar quais são os serviços de táxi disponíveis, onde ficam e o que oferecem nossos hotéis e pousadas, quem realiza consertos diversos em residências e empresas, quantas opções e horários de funcionamento temos em nossas conveniências, quais tipos de delivery possuímos? Enfim, quando precisamos de um encanador, eletricista, saber horários de ônibus ou como comprar flores online, por exemplo, não temos opção de pesquisa senão recorrermos aos nossos próprios contatos nas redes sociais e rezar para que algum deles indique alguém. O ‘MEO Castilho’ – Mapeamento Empresarial e de Oportunidades, é uma forma rápida, simples e fácil de reunir todas estas informações e disponibilizá-las para consulta imediata dentro do site da própria Prefeitura de Castilho”, explica a Gestora Municipal de Turismo.

COMO FUNCIONA

O ‘MEO Castilho’ pretende mapear todas as atividades comerciais e de prestação de serviços disponíveis nas áreas urbana e rural do município de forma simples e totalmente online:

Criamos um WhatsApp exclusivo para receber estas informações dos próprios interessados. Pra isso, eles terão apenas que adicionar o nosso contato [18 3741-1672], se identificarem na primeira mensagem e, a partir de então, nos enviar as informações úteis que precisamos. É tudo muito simples, rápido e prático”, acrescenta Wânia, destacando que este número é exclusivo para mensagens e não recebe ligações.

Rejane Flor – Secretária Municipal da Pasta, acrescenta inúmeras outras vantagens deste sistema simples de cadastramento:

Procuramos tornar todo este processo mais dinâmico e prático. Você não precisa nem esperar que te respondam. Basta adicionar nosso número e enviar as informações solicitadas. Se houver alguma outra informação que nossa equipe considere interessante para aumentar a visibilidade de seu negócio, entraremos em contato e perguntaremos o necessário. Outra vantagem é que você pode fazer ajustes dinâmicos nestes dados. Por exemplo: se a sua empresa ou você que é prestador de serviços, artesão, músico, etc., mudar de endereço, basta enviar a correção direto para o nosso WhatsApp que providenciaremos a troca o mais rápido possível”.

Este sistema extremamente simples e dinâmico, será organizado pelo setor de Turismo da SAMAT em categorias que facilitem a consulta dentro do próprio site da Prefeitura de Castilho. Inicialmente, a previsão é que o volume de dados enviados, tornem este processo um pouco lento. Porém, a estimativa é que, ao atingir pelo menos 30% dos cadastros disponíveis online, toda a atualização se torne mais rápida e eficiente.

Fonte: SAMAT - Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Autor: Assessoria de Gabinete