24 MAI 2023
DATAS COMEMORATIVAS
EVENTOS E FESTAS
Educação e Cultura finalizam homenagens às mães com Dia de Cuidados Especiais

Após um mês inteiro (abril) dedicado à conscientização sobre o Autismo, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Castilho decidiu incluir o mês das MÃES em sua abordagem sobre a importância do núcleo familiar para solidificar uma sociedade mais justa e igualitária.

Usando a perspectiva da Educação Especial e Inclusiva, a equipe técnica desta secretaria se uniu na elaboração de um projeto capaz de valorizar exatamente estas mães que se dedicam tão arduamente à responsabilidade de cuidar, proteger e educar, que acabam esquecendo de seu próprio papel dentro da estrutura familiar.

Com tantas responsabilidades, fica a pergunta: “Quem cuida de quem CUIDA?”. Afinal de contas, quase não lhes sobra tempo para cuidados pessoais com a beleza, com seu estado emocional e muito menos para os raros [e necessários] momentos de lazer e descontração.

Pensando nisso, a secretaria preparou para elas um dia totalmente dedicado a estas peculiaridades tão importantes na manutenção da autoestima, equilíbrio emocional e conhecimento.

No CIEC, duas salas do Centro de Tecnologias e Criatividade foram preparadas para recebê-las no I Encontro de Educação Especial e Inclusiva, cujo tema central não poderia ser outro: “CUIDANDO DE QUEM CUIDA”.

DUPLA CELEBRAÇÃO

O Dia Internacional da Mulher é uma data para celebrar as conquistas e também para alertar a sociedade a respeito dos diversos problemas de gênero que ainda acontecem em pleno século XXI. Por isso, reservamos este mês tão significativo para jogar luz sobre a mulher que cuida das pessoas com deficiência. No processo de invisibilidade pela qual passam essas minorias, há também uma questão de gênero que precisa ser observada. Mães, avós, tias, irmãs... Quase sempre o principal cuidador do núcleo familiar é uma mulher que sofre com o abandono paterno, com o apagamento de sua identidade e sofre todo tipo de exclusão social. Além disso, o mês de abril foi dedicado à conscientização do Autismo, que é uma das especialidades mais presentes entre nossa sociedade. Portanto, trata-se de uma ação complementar que recebe todo o apoio e incentivo do nosso prefeito Paulo Boaventura, que é o primeiro na história a dedicar uma área específica da Educação à Inclusão, fornecendo os recursos necessários para nosso aprimoramento e melhor acolhimento não apenas das crianças especiais, mas também destas mães guerreiras”, discursou a secretária de Educação, Silvânia Cintra.

A professora, mãe dedicada e atual Primeira Dama, Edileuza Boaventura, também elogiou a ação:

Com essa rotina desgastante do dia a dia, muitas vezes não sobra tempo para que vocês mamães, tenham um pouco de cuidado consigo mesmas. Este é um dia especial, dedicado exclusivamente para que vocês possam se lembrar que estamos adequando a Educação Municipal e demais serviços para acolher vocês e seus filhos com o máximo carinho e respeito. Parabéns por serem estas mães tão especiais que Deus escolheu a dedo para cuidarem e protegerem estas crianças tão únicas quanto vocês!

CUIDANDO DE QUEM CUIDA

Segundo a assessora municipal de Educação Especial, Marcela Balane, pelo menos 35 mamães prestigiaram o encontro dividido em dois períodos para facilitar a presença das mesmas. A turma matutina, foi recepcionada pela secretária de Educação, Silvânia Cintra e sua equipe técnica – incluindo a secretária-assistente Valéria Moraes, responsável pela área de Educação Inclusiva; pela 1ª Dama Edileuza Boaventura; a assessora de Cultura, Aparecida Adono; além dos professores de Atendimento Educacional Especializado – Irlandes e Roberto. Após as boas vindas, as mães participaram de uma animada palestra da psicóloga Rosângela Parreira, que abordou o tema “Melhorando a qualidade de vida de pais e crianças”.

Com o emocional preparado, elas seguiram então para a segunda parte do evento, sendo recepcionadas pelo violeiro Alex Aniceto e a violinista Brena Caroline, ambos professores nas Oficinas Culturais mantidas pela Prefeitura, enquanto desfrutavam de um delicioso café da manhã em ambiente climatizado e amplo.

Outra surpresa reservada pela Secretaria de Educação para “cuidar daquelas que cuidam”, foram os cuidados com a beleza pessoal: uma equipe composta por trancistas, cabeleireira e maquiadora atenderam carinhosamente cada mamãe. Detalhe importante, é que cada uma destas profissionais, atuou voluntariamente nesta ação tão importante.

Não temos palavras pra agradecer à nossa parceira e cabeleireira Maria Elza, nem tampouco à jovem e competente maquiadora Lívia Foizer e, é claro, às nossas trancistas Emily [que é parceira de longa data] e Giovanna, que acaba de se juntar a este movimento. Cada uma delas nos ajudou emprestando talento e dedicação para transformar estas vidas com um toque de beleza, amor e solidariedade”, agradeceu Marcela Balane.

E foi aproveitando muito bem uma destas oportunidades, que a mamãe Daniella Batista cortou seu cabelo e o doou voluntariamente ao Hospital de Amor de Barretos.

Terminada a sessão beleza, faltou apenas eternizar este momento dedicado exclusivamente a estas mães atípicas. Para isso, a Secretaria de Educação disponibilizou uma equipe profissional que voluntariamente fotografou cada uma e já entregou em mãos as suas fotos ‘reveladas’.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete