22 MAI 2023
EVENTOS E FESTAS
Castilho abrirá temporada 2023 da Camerata de Violões do Guri Araçatuba

A turnê musical deste primeiro semestre também passará por outras duas cidades da região até o final de junho. Todas as apresentações são gratuitas

Após quase um ano desde sua última visita a Castilho, o renomado maestro Paulo Renato Lourenço retornará ao palco do CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura), nesta quinta-feira (25) para reger o primeiro concerto da temporada 2023 da Camerata de Violões do Projeto Guri Araçatuba. O evento é totalmente gratuito e terá início às 19h.

Sobre o retorno da Camerata ao município, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Silvânia Cintra, destacou a importante parceria existente entre os Governos de Castilho e São Paulo através do Projeto Guri:

Essa parceria nos permite atender atualmente 126 estudantes de 08 a 18 anos com ensino de absoluta qualidade. Nestes quase 20 anos de existência do Polo Castilho, dezenas de estudantes foram formados e alguns deles atualmente fazem parte do nosso quadro de professores. Outros ingressaram em universidades de música para ampliar ainda mais seus conhecimentos, alguns integram bandas e grupos musicais famosos. Enfim, são muitos frutos dessa parceria que servem de incentivo às novas gerações que ingressam anualmente em nosso elenco de jovens aprendizes. O retorno da Camerata do Polo Araçatuba a Castilho juntamente com o maestro Paulo Renato é uma oportunidade ímpar de trocar experiências, favorecer o intercâmbio cultural de nossa região e fomentar o fazer artístico, além de proporcionar um belíssimo espetáculo à sociedade castilhense. É este tipo de trabalho que amplia o repertório cultural de nosso município, que é tão importante para o desenvolvimento integral de nossas crianças, jovens, melhor idade e, enfim, para a comunidade como um todo. E é essa a meta máxima que o prefeito Paulo Boaventura atribuiu a este setor de nossa secretaria”.

REPERTÓRIO MISTO

O novo repertório contempla expressões da cultura popular brasileira através de obras consagradas de três compositores nacionais prestigiados internacionalmente: Cinco Miniaturas Brasileiras, de Edmundo Villani-Cortês, composta em 1978 e considerada uma introdução à música brasileira, com a mistura de diversos gêneros característicos, como baião, chorinho e toada; Bachianinha nº 1, clássico notório de Paulinho Nogueira; e, Choros nº 1, que é parte de uma série de 14 composições de Heitor Villa-Lobos.

A seleção que percorrerá a região, também inclui outra marca característica da Camerata de Violões do Guri Araçatuba e do regente Paulo Renato, que são as composições autorais concebidas coletivamente pelos professores e alunos que integram o grupo. Neste concerto, os castilhenses serão agraciados com as composições “Suíte Tarsila do Amaral” e “Aurora”.

SOBRE O REGENTE

Paulo Renato é bacharel em violão pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música. Em 2018, gravou seu primeiro CD solo chamado ‘Recital’, patrocinado pelo grupo ‘Violão&Violão’. Foi premiado neste ano no ‘1º Festival de Violão Sebastião Tapajós’, na categoria ‘Sênior’ e se apresentou presencialmente em Santarém (PA).

Atualmente realiza recitais e concertos, ministra aulas particulares de violão e no Guri, onde também atua como professor e regente da Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Araçatuba.

CAMERATA DE VIOLÕES DO GURI ARAÇATUBA

A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba foi criada em 2013. Já tocou com Edson Lopes (2013), Duo Siqueira Lima (2014), Fábio Bartoloni (2015), Sidney Molina (2017), Paulo Porto Alegre (2018), Daniel Murray (2020) e André Campos (2021). Em 2016, abriu o concerto do Quarteto Brasileiro e apresentou-se no Festival Internacional de Londrina. Em 2022, se apresentou ao lado de Paola Picherzky. A Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Araçatuba tem patrocínio das empresas CTG Brasil e WestRock e apoio da Prefeitura.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: Anfiteatro do CIEC - Centro Integrado de Educação e Cultura
22/05/2023
Sarau O CENTENÁRIO DA SEMANA DE 22 – Despedida da Camerata de Violões
Apresentação da Camerata de Violões do Guri Araçatuba em Castilho, em junho de 2022.