16 MAI 2023
CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PROMOÇÃO SOCIAL E CIDADANIA
Castilho oferece atendimento assistencial a quase 4 MIL cadastrados no CadÚnico

Na semana que se comemora o Dia do Assistente Social, um breve balanço mostra o tamanho do trabalho desenvolvido por esse profissional junto ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), de Castilho. É por meio da avaliação técnica dele que muitos têm acesso ao CRAS, considerado como a porta de entrada para os atendimentos assistenciais na proteção básica aos necessitados.
Castilho conta hoje com
3.854 cadastros efetuados no  CadÚnico , somando ainda mais 1.024 famílias beneficiárias do Bolsa Família. Para não deixar esse público desamparado, compete ao Assistente Social a responsabilidade em desenvolver todos os programas, atividades, projetos e benefícios em prol do usuário da assistência.
Campanhas de prevenção, fortalecimento de vínculo, palestras e oficinas - seja na área urbana ou rural, são algumas das formas encontradas pelos técnicos e profissionais do CRAS para manter os interessados sempre bem informados sobre os benefícios oferecidos.
O Município de Castilho oferta diversos programas para melhor acolher quem realmente precisa. Entre os requisitos necessários para ter garantia dos benefícios, o CRAS prioriza famílias vulneráveis, pois os benefícios são bancados com recursos próprios e do Governo do Estado, como é o caso dos programas de Geração de Renda, Ação Jovem, Renda Cidadã e Amigo do Idoso.
Além das
mais de 600 famílias atendidas mensalmente com cestas básicas, o CRAS ainda acompanha os dois serviços de convivências de fortalecimento de vínculos: o programa Reviver - que atende 75 idosos acima dos 60 anos, e o Renascer - que atende 60 crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 15 anos.

A assistência como um todo, atende os usuários a partir do momento que nasce até o final da vida”, destaca a coordenadora do CRAS, Vivian Cristina.

Entre outras ações, por ano são fornecidos cerca de 50 kits maternidade às futuras mamães em parceria com a Saúde e com o Fundo Social. Tem ainda o auxílio funeral (15 ao ano), melhoria habitacional, aluguel social, tarifa social de água e tarifa social de energia.

Fonte: CRAS - Centro de Referência da Assistência Social
Autor: AsCom - Assessoria de Comunicação Social