15 MAI 2023
ASILO BETEL
Cultura de Castilho inclui Asilo Betel no projeto Música Salva

O poder terapêutico e curativo da música utilizado pelas Oficinas Culturais do CIEC no programa Música Salva, acaba de alcançar um novo público-alvo: o Asilo Betel. Iniciado em fins de 2021 visando atender primeiramente os pacientes que aguardavam atendimento médico no Hospital “José Fortuna”, o programa obteve bons resultados e foi logo em seguida estendido aos pacientes e funcionários do Centro Integrado de Saúde e Central de Ambulâncias.

Agora em 2023, ele é retomado tendo uma nova clientela composta de quase 50 internos do Asilo Betel, além da equipe técnica, diretores e voluntários que atuam naquela instituição. A iniciativa começou no dia 06 de maio, atendendo um pedido especial feito pelos próprios idosos: um show à base do Acordeon, que é um dos muitos instrumentos que dão à Orquestra de Violeiros de Castilho, um charme extra em cada apresentação.

Ficamos encantados com a escolha feita por eles e trazida ao nosso conhecimento pelo presidente Daniel de Miranda e sua equipe. E o resultado foi muito melhor do que poderíamos esperar, pois o grupo se mostrou animado e desperto para acompanhar os ritmos durante boa parte da manhã”, avaliou a assessora de Cultura, Aparecida Adono.

Esta semana eles terão dose cultural extra, que promete repetir o sucesso inicial, ao mesmo tempo que amplia os laços afetivos dos internos com os visitantes. Neste sábado, 20, eles recebem parte do elenco principal da BAMAC – Banda Marcial de Castilho, que preparou um repertório especial para eles.

Nossos alunos estão empolgados pra conhecer e se apresentarem no Asilo, porque a maioria absoluta deles nunca visitou a instituição, mas têm curiosidade de poder conversar com aqueles que ajudaram a criar grande parte da nossa história”, antecipou o Maestro Adriano Rogério Sanches.

Importante frisar que a introdução do Asilo na agenda do Programa Música Salva não compromete as visitas mensais e intercaladas reservadas tanto para o Hospital quanto para o Centro Integrado de Saúde.

Estamos cumprindo mais uma etapa para a qual já estávamos nos preparando desde o início do ano passado, que é levar a Cultura produzida por nossos alunos até a população através de programas específicos e altamente proveitosos como este. E tudo isso é possível por conta do olhar empático e zeloso do nosso Chefe do Executivo, que procura a constante inclusão de novos públicos em cada um de nossos projetos”, finaliza a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Silvânia Cintra.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete