Na tarde desta terça-feira (02), mais de 50 idosos participaram de uma visita monitorada à Cooperativa de Reciclagem do município, onde conheceram o destino dos recicláveis reunidos na coleta seletiva e puderam ver na prática os processos de triagem, separação e preparo dos materiais para reciclagem.
A visita técnica é mais um trabalho realizado em parceria da SAMAT - Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de promover a educação ambiental com os idosos do grupo Reviver.
Além da Cooperativa, os idosos também conheceram o Viveiro Municipal que está sendo estruturado para produção e distribuição de mudas nativas que serão doadas tanto à população da área rural quanto da área urbana.
A gestora de Meio Ambiente da SAMAT – Maria Custódio, explica que além das visitas técnicas, outras ações foram realizadas com o Grupo Reviver, como palestra abordando o tratamento de esgoto e abastecimento de água no município.
“A proposta do prefeito Paulo Boaventura é avançar no cumprimento das Metas Ambientais pactuadas no Programa Município Verde Azul e, por isso, um dos principais objetivos da SAMAT é realizar ações de educação ambiental com as escolas e também com os grupos sociais. Assim, podemos alcançar diferentes públicos e promover a conscientização ambiental no município. Os resultados deste trabalho ‘formiguinha’ tem surtido bons resultados na mudança positiva de comportamento dos nossos cidadãos e isso, por si só, já é uma significativa mudança ambiental”, finaliza Maria Custódio.