Durante solenidade de inauguração e entrega de 34 casas do novo conjunto habitacional “Ademar Peixoto Martins”, o prefeito Paulo Boaventura destacou a importância do homenageado para a Educação do país:
“Na década de 70 fui aluno dele. Ele teve uma trajetória muito importante na educação do Brasil”, recordou Paulinho. “Foi reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e depois abriu faculdades em Dracena-SP e também em Naviraí-MS. Agradeço às filhas do nosso querido professor Ademar por estarem presentes nessa inauguração, pois ele teve uma longa história aqui em Castilho e sua família ainda reside na cidade”
Após a fala do Chefe do Executivo, as filhas do homenageado foram presenteadas com orquídeas. Maristela Salata Martins Bortolotti recebeu o mimo das mãos do prefeito Paulo, enquanto que Geiza Salata Martins recebeu das mãos do diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos – que na ocasião representava o governador Tarcísio de Freitas.
O professor Ademar Peixoto Martins também foi vereador na cidade de Castilho por quatro mandatos não consecutivos. O primeiro deles no governo do prefeito Tito Sampaio e o último no governo do prefeito Adão Severino, todos já falecidos.
Casado com Cecília Salata Martins, Ademar faleceu em julho de 2013, há quase 10 anos, deixando a esposa e 3 filhas. Além das duas já citadas, sua herança genealógica também inclui Rosana Salata Martins Steluti.