18 MAR 2024
PLANEJAMENTO URBANO
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
SONHO REALIZADO: Famílias do José Augusto receberão escrituras de suas casas

O sonho de ser dono do próprio imóvel está cada vez mais perto para cerca de 50 famílias do bairro José Augusto dos Santos, popularmente conhecido pelos castilhenses pelo apelido de “Trovão Azul”.

Na última sexta-feira, 15, o Governo de Castilho protocolou no Cartório de Imóveis de Andradina, um projeto de Regularização Fundiária Urbana daquela área.

São quase três décadas de espera e de incertezas para essas famílias que desejam ter a posse definitiva de seus lares. Após um trabalho minucioso com sua equipe técnica, o prefeito confirmou já ter efetuado o registro da REURB. Agora, o próximo passo é oficializar junto ao Cartório de Imóveis esse documento que permitirá, em seguida, a entrega das escrituras regularizadas.

NOVA YORK

Este benefício não será exclusivo apenas às famílias do Trovão Azul, mas também a dezenas de moradores do bairro Nova York, que passam pela mesma situação. Na manhã desta segunda-feira, 19, uma equipe técnica da prefeitura de Castilho, acompanhada por representante do ITESP e pelo vereador Chicão, reuniu essas famílias no CIEC.

Para o Governo Municipal, a entrega desse documento representará a liberdade para que essas famílias possam buscar financiamentos a fim de melhorar ainda mais a própria moradia, por meio de ampliação ou novas construções.

CONHEÇA A ORIGEM DO TROVÃO AZUL

A primeira fase de edificações daquele conjunto habitacional foi construída pela Prefeitura de Castilho no ano de 1988, em áreas pertencentes ao Município. Pouco tempo depois, o núcleo habitacional foi acrescido de 11 novas casas. Mas, o projeto de loteamento não foi registrado no Cartório de Imóveis.

Embora a comunidade tenha recebido o nome de um saudoso e importante servidor público municipal, o apelido “Trovão Azul” lhe foi atribuído pelos próprios moradores do local e vizinhança, em homenagem a uma famosa série de televisão que tinha o mesmo nome. O motivo? Todas as moradias foram inicialmente pintadas na cor azul predominante na Bandeira Municipal de Castilho.

O levantamento topográfico para a regularização do núcleo foi realizado por equipe de topografia do Grupo Técnico de Campo – Fundiário de Mirante do Paranapanema.

O convênio Itesp/Município de Castilho prevê a regularização de outros núcleos situados no Jardim Nova York. Este bairro é um loteamento regular, com registro no Cartório de Imóveis. Porém, algumas áreas institucionais foram ocupadas por famílias de baixa renda e acabaram se transformando em núcleos de moradias.

Fonte: Gabinete do Poder Executivo
Autor: AsCom - Assessoria de Comunicação Social