21 MAR 2023
Cultura de Castilho homenageia Cuidadores de Idosos do Asilo Betel

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto está estreitando laços com a instituição, visando parcerias em diferentes áreas, ofertando lazer e outros benefícios aos internos

Nesta segunda-feira, 20, foi comemorado o Dia Nacional dos Cuidadores de Idosos e, em Castilho, a data não passou desapercebida. Atendendo convite feito pelo Asilo Betel, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto – Silvânia Cintra, pediu aos professores Brena (violino) e Alex Aniceto (violão) fossem até a instituição para proporcionar momentos agradáveis com belas músicas para recepcionar estes profissionais em mais um dia de trabalho.

O repertório agradou e emocionou as cuidadoras além de servir como ‘laboratório’ para que os músicos do setor de Cultura possam introduzir neste ano, mais uma iniciativa bem sucedida que já está em andamento desde o final de 2021 no Hospital José Fortuna e no Centro Integrado de Saúde: o programa Música Salva.

Estive com a Valéria visitando o Asilo Betel um mês atrás para conhecer melhor os projetos desenvolvidos pela equipe técnica deles com os idosos e ficamos maravilhados com a iniciativa de criarem uma Biblioteca especialmente voltada à alfabetização e ao lazer dos internos. É um projeto lindo que também receberá apoio da nossa Secretaria de Educação. Mas também aproveitamos para apresentar a eles o programa ‘Música Salva’, cuja finalidade é utilizar a música como instrumento capaz de auxiliar na manutenção do bem estar e da saúde física e espiritual dos internos”, antecipou a secretária Silvânia Cintra sobre os planos de ampliar o alcance social e curativo do programa.

A proposta foi recebida com entusiasmo pela diretoria executiva do Asilo Betel, que guiou Silvânia e Valéria por um passeio agradável pelas dependências da instituição.

Costumamos dizer que a música acalma e alimenta a alma das pessoas, e nesta manhã de segunda-feira, tivemos uma excelente demonstração deste efeito positivo. Teremos enorme prazer em abrir as portas do Asilo Betel para recepcionar os músicos do setor de Cultura em visitas rotineiras”, afirmou o presidente Daniel de Miranda.

Silvânia também aproveitou a oportunidade para ampliar o espaço de colaboração mútua, visando outras iniciativas que possam complementar os trabalhos da equipe multiprofissional mantida pelos Asilo Betel, contribuindo assim para elevar ainda mais a qualidade de vida dos assistidos pela entidade.

Os cronogramas de implantação do programa Música Salva no Asilo Betel estão em fase de planejamento, mas a presença de Brena e Alex na instituição nesta segunda-feira, já forneceu os indícios positivos de que a ação terá importante impacto emocional e no bem estar dos internos.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete