08 FEV 2023
Castilho inicia o ano letivo com maior distribuição de Kits Escolares da história do município

Além de todo o material didático necessário para facilitar o aprendizado ao longo do ano, as crianças receberam novos uniformes, calçados, meias e tabuleiros de jogos

A partir de hoje (08) pouco mais de 2.400 crianças estão retornando às salas de aulas nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino. Mas para que isso pudesse acontecer de forma organizada e proporcionando o devido acolhimento às crianças, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto não mediu esforços para ofertar esse clima organizacional tão favorável e necessário para o processo de ensino e aprendizagem. Tivemos horários especiais de acolhimento aos nossos alunos, principalmente para os alunos de berçários da creche, pré-escola I, 1º ano do ensino fundamental e ainda, com muito respeito e dialogo, para nossos alunos autistas.

Também foi providenciada a dedetização completa de todas as unidades escolares, limpeza de caixas d’água, manutenção de jardins e poda de árvores, dentre outros pequenos, mas significativos ajustes.
A grande novidade para a garotada e seus pais, no entanto, ficou por conta dos kits escolares entregues a cada estudante. Eles incluem livros (inclusive exemplares musicais e à prova d’água para os pequeninos das creches municipais), lápis, canetas, borrachas, réguas, agenda, apontador e muitos outros itens indispensáveis ao aprendizado ao longo do ano.
Além destes, os alunos do ensino fundamental receberam tabuleiros de jogos, enquanto a educação infantil ganhou o dominó das letras, que auxilia e dinamiza o processo de alfabetização.
Mas as novidades não param por aí. Todos os alunos receberam tênis de excelente qualidade e nas cores do Município, além de par de meias e novos conjuntos de uniformes composto de camisetas e shorts para os garotos ou short-saia para as meninas. Detalhe importante: todos os pequenos, de 00 à 05 anos receberam, além do tênis, uma papete extremamente reforçada e confortável.

Nossas crianças merecem o melhor e o prefeito Paulo Boaventura não tem medido esforços para tornar o dia a dia dentro das escolas e creches, mais prazeroso e acolhedor – que é o objetivo central das ações de todas as repartições públicas municipais. Todos os itens adquiridos são de excelente qualidade e trarão grande economia para os pais, além de padronizar o visual dos nossos pequeninos”, comentou Silvânia Cintra, secretária da Pasta.

O prefeito Paulo Boaventura que realizou a entrega simbólica dos novos kits e uniformes escolares na escola Dijanira Bozzo Jorge (Nova York), se mostrou amplamente satisfeito e anunciou outros investimentos que já estão em andamento:

Nossos índices de aprendizagem estão subindo e paralelamente estamos minimizando as defasagens de aprendizagem - sequelas da pandemia. Tudo devido ao forte trabalho da rede de ensino que envolve professores, gestores, funcionários, e toda equipe técnica e pedagógica da Secretaria de Educação. Também destacamos o fortalecimento do elo escola e família como fator para tantos avanços. A entrega destes kits, uniformes e calçados já no primeiro dia de aula, é outra conquista importante que poucas cidades do Estado conseguem proporcionar aos seus alunos e, em Castilho, temos este privilégio e satisfação. É o nosso dever enquanto Administradores Municipais. Juntos, vamos transformar a Educação castilhense e promover o aprendizado que nossos filhos, sobrinhos e netos merecem”, finalizou Paulo Boaventura.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete