29 JUL 2022
Pesquisa Online revela: 98,3% dos castilhenses aprovam Merenda Escolar

A Secretaria Municipal de Educação divulgou durante o Replanejamento Escolar para este segundo semestre letivo, os resultados oficiais da Pesquisa Pública de Avaliação da Merenda servida aos estudantes de Castilho.

Durante 30 dias, a pesquisa foi amplamente divulgada e permaneceu online para que alunos, pais e responsáveis pelos estudantes pudessem indicar sua opinião sobre a qualidade, variedade e valor nutricional da merenda escolar servida nas redes municipal e estadual de ensino.

A estratégia da Secretaria de Educação deu certo e neste curto período foram coletadas 456 avaliações, registrando a participação da maioria absoluta das escolas municipais e estaduais. Deste montante, 378 respostas que equivalem a 82,9% da amostragem global, foram dadas pelos pais ou responsáveis pelos alunos. Dentre os próprios estudantes, 54 responderam o questionário. As demais 24 respostas (5,3%) foram dadas por cidadãos comuns interessados em conhecer melhor a qualidade das refeições servidas.

A escola que mais mobilizou público neste processo de avaliação foi a EMEF dr. Youssef Neif Kassab, que contabilizou um total absoluto de 115 participações. Em números percentuais, estas respostas correspondem a 25,2% do total geral de avaliações coletadas pela pesquisa.

A AVALIAÇÃO – Para 350 pessoas que responderam a pesquisa, o cardápio escolar de Castilho é considerado ‘plenamente aceito’. Outros 98 participantes listaram o cardápio como sendo ‘parcialmente aceito’. Apenas 08 pessoas dentre as 456, disseram discordar completamente da merenda servida.

Entre os plenamente e os parcialmente favoráveis, temos um total recorde de 98,3% de aprovação da Merenda Escolar servida nas nossas escolas municipais e estaduais. É igualmente importante destacar que 308 cidadãos consideram o cardápio escolar Ótimo, e outros 121 o consideram Bom. Esta avaliação positiva mostra que as mudanças que estamos promovendo na qualidade da alimentação servida aos estudantes, tem surtido os resultados esperados”, avalia a secretária de Educação, Silvânia Cintra.

Segundo ela, a aprovação quase unânime reflete todo o empenho feito pelo setor de Merenda Escolar, que envolve estudo profundo feito pela Nutricionista Márcia Brito sobre o valor nutricional dos alimentos adquiridos pela Secretaria de Educação, assim como a dedicação das merendeiras designadas para cada escola e da equipe de recepção, conferência e distribuição destes alimentos.

Mas os investimentos da Prefeitura de Castilho na qualidade da merenda escolar não param por aí:

Nossa equipe está continuamente avaliando novas opções para aumentar o valor nutricional dos alimentos, substituindo alguns itens e acrescentando outros. A nova licitação que está em andamento agora prevê, por exemplo, a inclusão de outras frutas no cardápio, como o Melão, por exemplo. Além disso, estamos na reta final das aquisições de equipamentos para ativar o novo setor de Merenda Escolar, que permitirá maior controle e acondicionamento dos alimentos”, acrescenta Silvânia.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete