As aulas da rede municipal de ensino foram retomadas nesta segunda-feira, 25, em Castilho. Mas antes de abrir as portas das escolas e creches, toda a equipe técnica da Secretaria de Educação (diretores, coordenadores, professores e merendeiras) passaram por um intenso processo de avaliação das metas programadas em 24 de janeiro para este ano de 2022.
O Replanejamento Escolar para o segundo semestre teve início na quinta-feira passada (21) reunindo mais de 240 profissionais da rede municipal de Educação em uma programação iniciada pela secretária Silvânia Cintra apresentando as principais conquistas e avanços obtidas pela pasta nos primeiros 180 dias do ano. A cada anúncio feito, estrondosos aplausos ecoaram pelo Anfiteatro do CIEC, já antecipando as expectativas gerais para esta segunda etapa do ano.
Antes de apresentar os avanços, Silvânia recebeu o prefeito Paulo Boaventura para juntos agradecerem os esforços e dedicação de todos os educadores e servidores da Educação no acolhimento digno dos alunos neste período pós-pandemia. E os primeiros anúncios dos avanços foram apresentados por ambos, realizando a entrega simbólica aos diretores das unidades escolares de um Kit contendo os potentes notebooks que estarão auxiliando os trabalhos dos professores dentro das salas de aula, os Kits Escolares com materiais diversos e especialmente montados de acordo com a escolaridade de cada aluno, além dos novos uniformes escolares que destacam as cores da Bandeira Municipal. No total, a Secretaria de Educação investiu mais de R$ 680 mil nestas aquisições que vão dinamizar ainda mais as atividades dentro e fora das salas de aula.
“Edson Giesel, que é referência nacional em transformação digital, disse com sabedoria: ‘Não adianta só olhar para a tecnologia sem olhar para as pessoas. A transformação digital não vai acontecer sem as pessoas’. Nós, da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Castilho entendemos plenamente isso e estamos criando todos os mecanismos necessários para que esta revolução tecnológica ocorra envolvendo tanto educadores quanto alunos. Ainda temos muito a fazer, mas é caminhando que se faz o caminho e neste aspecto, Castilho está praticamente numa São Silvestre, graças ao empenho individual e coletivo de nossa equipe e, é claro, o aval incondicional de nosso prefeito Paulo Boaventura”, disse Silvânia.
FORMAÇÃO – Além de reavaliar cada meta proposta para este ano e considerar os avanços obtidos ao longo do primeiro semestre, a Secretaria de Educação proporcionou momentos ímpares de renovação de conhecimentos para todos. Numa palestra ricamente divertida e instrutiva, o Cb PM Rufino – Comandante da Base Comunitária dos Bombeiros em Castilho, envolveu toda a plateia num treinamento excepcional sobre Primeiros Socorros, baseado na “Lei Lucas” (Lei 13.722/18). No dia seguinte, o treinamento teve continuidade com a capacitação em Primeiros Socorros especialmente voltada aos ADIs, e na Prevenção de Incêndios feita para Inspetores e funcionários em geral de todas as unidades escolares do município.
As merendeiras também participaram de capacitação realizada pela Nutricionista Márcia Brito. Durante o treinamento realizado nas novas salas de tecnologia do CIEC, o prefeito Paulo Boaventura e a secretária Silvânia aproveitaram para anunciar que os ajustes necessários para ativação do prédio próprio da Merenda Escolar já estão na reta final, o que deve contribuir para elevar ainda mais a qualidade dos alimentos entregues às crianças.
“Também estamos investindo firme na melhoria e diversificação dos nossos cardápios. As escolas municipais que hoje contam até mesmo com feijoada na Merenda, em breve terão outros acréscimos igualmente importantes, como a introdução do Melão entre as frutas já servidas regularmente”, antecipou o prefeito Paulinho.
Em nova parceria com a Mercury Renew, a Secretaria de Educação conseguiu trazer a Castilho o Professor Daniel Gularte, especialista em Design e Mestre em Computação para Jogos Digitais. O palestrante possui um currículo invejável que inclui artigos publicados em vários meios de comunicação especializados em jogos, é autor de um livro que resgata a história da gamificação nos últimos 50 anos, além de lecionar em Faculdades e promover cursos presenciais e online em vários estados brasileiros.
A presença de Daniel marca o início de uma grande iniciativa da Prefeitura de Castilho, que ofertará aos professores municipais o curso “Novas Tecnologias”, que visa promover o acesso digital a educadores e alunos incorporando principalmente os jogos eletrônicos entre as ferramentas disponíveis para transmissão de conhecimentos.
Encerradas as atividades coletivas do Replanejamento 2022, as equipes da Coordenação Pedagógica passaram a reunir-se com cada segmento da Educação Municipal para avaliar o Planejamento de Trabalho deste ano, listar os objetivos já atingidos e traçar novas metas a serem cumpridas ao longo deste segundo semestre.