27 JUN 2022
PROJETOS
Programa de Recomposição do Aprendizado acolhe alunos da zona rural e Educação lança Clube de Matemática

Novo programa teve aula inaugural realizada neste sábado e conhecimentos transmitidos no Clube visam a inédita OBMEP do Ensino Fundamental

A Educação escolar dos castilhenses recebeu duas excelentes notícias que refletem a preocupação genuína da Prefeitura de Castilho com a melhoria na qualidade do ensino público municipal e desempenho da clientela escolar nos principais indicadores de aprendizado do país. Na sexta-feira à tarde (24), o Prefeito Paulo Boaventura esteve pessoalmente na nova sala de Tecnologias do CIEC para recepcionar os 20 primeiros alunos residentes na área rural do município e que passam a integrar o novo programa de Recomposição da Aprendizagem nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa.

Menos de uma semana antes, a secretária da Pasta, Silvânia Cintra, já havia informado em Nota que a Secretaria de Educação estava finalizando os últimos detalhes para que os alunos da área rural também fossem inseridos no programa iniciado com a clientela urbana quinze dias atrás.

Ao conversar com os alunos, Paulinho e Silvânia assumiram o compromisso de ampliar o alcance deste programa para beneficiar o máximo possível de alunos.

A globalização e a informática fazem parte do nosso cotidiano e na Educação, isso não pode ser deixado de lado. Temos um dos maiores centros tecnológicos da região à nossa disposição e vamos utilizar estas ferramentas para aumentar o nível de aprendizado e destacar ainda mais a Educação já ofertada por Castilho”, afirmou o prefeito Paulo Boaventura, referindo-se à metodologia da gamificação (uso de jogos de computador) no aprendizado destas disciplinas.

CLUBE DE MATEMÁTICA – Já nas primeiras horas deste sábado, Silvânia abriu novamente as portas do CIEC para recepcionar os pais e primeiros alunos que participam de um inédito Clube de Matemática. Idealizado pela própria secretária, o Clube recepciona alunos da rede municipal com o objetivo máximo de capacitar os estudantes para participar das Olimpíadas Brasileiras de Matemática – a OBMEP, que neste ano de 2022, será aplicada pela primeira vez entre os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Vários alunos castilhenses já se destacaram tanto nas Olimpíadas de Matemática quanto em outras competições estudantis de nível nacional. Mas agora, é a primeira vez que nossos pequenos do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mostrar seu talento com os números. Neste cenário, o Clube de Matemática é mais uma ferramenta que estamos iniciando, utilizando a interatividade e participação ativa dos alunos para fortalecer a captação do conhecimento, raciocínio lógico e atenção a possíveis ‘pegadinhas’ que estas provas podem apresentar”, explicou Silvânia.

De fato, interatividade e dinamismo são o grande diferencial deste Clube. A aula inaugural começou neste sábado (25) e terão continuidade nos sábados seguintes. Inicialmente, a Secretaria espera atingir pelo menos 60 alunos, já que a participação no Clube de Matemática é por livre escolha do estudante e de seus pais. Mas Silvânia não descarta a possibilidade de ampliar ainda mais o programa de acordo caso a demanda supere as expectativas:

Faremos todos os ajustes necessários para atender o máximo possível dos alunos, inclusive disponibilizando datas e horários extras, se for o caso. O importante é que tanto as crianças quanto seus pais estejam interessados nessa nova dinâmica de fortalecimento do conhecimento que a Secretaria de Educação está disponibilizando para Castilho”, finalizou a secretária.

Aos sábados, as aulas acontecem das 08 às 10h para alunos do 4º e 5º ano. Das 10h ao 12h para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Os pais que tiverem interesse na participação dos filhos devem procurar a direção da Escola onde o aluno estuda.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: Salas de Tecnologia e Novas Mídias do CIEC - Centro Integrado de Educação e Cultura