19 FEV 2022
Na CEI Laranjeiras, Silvânia anuncia admissão de professores para atendimento integral nas creches Municipais

Reestruturação é parte da Proposta de Governo do prefeito Paulo Boaventura, cujo foco está na melhoria da educação pública a partir da primeiríssima infância

Acompanhada pelo diretor Rogério Batista dos Santos e seus professores e coordenadores, a secretária municipal de Educação – Silvânia Cintra, conduziu a primeira reunião realizada nesta quarta-feira, 16, com os pais dos alunos que frequentam a Creche “Criança Feliz”, localizada no bairro Laranjeiras.

O clima deste encontro ganhou ares de euforia, quando a secretária confirmou aos pais e responsáveis que a Prefeitura de Castilho já deu início ao processo de contratação de professores que acompanharão as crianças no período da tarde.

Estávamos com déficit de professores para atender as nossas crianças das creches no período da tarde, o que dificulta este período tão importante de mudanças na vida dos pequenos. O prefeito Paulo Boaventura entendeu que as crianças precisam permanecer integralmente nas creches para facilitar a ambientação dos mesmos com o meio escolar, assim como prevê a legislação nacional e estadual da Primeiríssima Infância”, afirmou Silvânia.

Os novos professores atenderão totalidade da clientela escolar matriculada nas 03 creches municipais, que atualmente reúnem pouco mais de 420 crianças. Durante o bate-papo com pais e responsáveis, Silvânia lembrou que Paulo Boaventura é pioneiro na implantação do Programa Primeiríssima Infância no município e que a reestruturação de atendimento integral através da contratação de professores para o período vespertino é apenas o primeiro passo deste processo.

IMPORTÂNCIA – Na reunião, Silvânia destacou que a entrada das crianças nas creches ou pré-escolas geralmente marca a primeira separação dos pequenos com seus vínculos afetivos familiares. A entrada deles nesse sistema de socialização estruturada, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

É importante lembrar que cada criança aprende e se desenvolve a seu tempo e cada uma à sua maneira. Nosso papel como educadores, é facilitar todo este processo para que as habilidades sociais e emocionais dos pequenos se desenvolvam com respeito a estas particularidades”, disse.

PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA – Sobre a implantação deste programa no Município, Silvânia destacou que o objetivo é qualificar o atendimento e o cuidado à criança de zero a três anos, favorecendo seu desenvolvimento integral e integrado.

A palavra integral refere-se à observação do desenvolvimento da criança de modo mais amplo, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais. O termo integrado, por sua vez, traz a perspectiva de um atendimento que associe os serviços de educação, saúde, desenvolvimento social e outros mecanismos públicos relevantes na atenção oferecida pelo Poder Municipal à criança”, resumiu a secretária.

Os princípios nacionais que regem a política pública da Primeiríssima Infância estão contidos na Lei Federal Nº 13.257, que entrou em vigor no ano de 2016. Em março do ano passado, foi a vez do Governo de São Paulo aprovar a Lei Nº 17.347, adotando política própria neste sentido.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Secretaria de Educação
Local: CEI "Criança Feliz"