31 JAN 2020
Coletores de reciclagem recebem treinamento para uso de extintores

CASTILHO – A Prefeita Fátima Nascimento autorizou mais uma ação em prol da Associação dos Coletores de Recicláveis de Castilho. Com olhar voltado para o preventivo de possíveis acidentes ou incidentes no galpão de reciclagem, a Prefeita ofereceu ao grupo treinamento de como utilizar corretamente os extintores do local.

Para orientar os membros da Associação, a Secretaria de Obras convidou o representante em vendas e manutenção de extintor, Nilton Zeniti. “Eu sempre dou esse tipo de treinamento nas empresas públicas ou privadas e 90% das pessoas não sabem como usar este equipamento”, disse Zeniti.

Aos recicladores ele falou tecnicamente sobre a função de cada um dos extintores e para quais momentos se devem usar. “Nesse galpão é necessários sempre ter os três tipos de extintores: o  água que é próprio para apagar fogo em madeira ou papel, o de pó químico para fogo causado em eletricidade e combustíveis líquidos e o de gás carbônico que tem a mesma função do de pó químico, porém é mais eficiente”, detalhou.

Após as explicações, Nilton fez a demonstração na prática. Ensinou e permitiu que cada um dos coletores rompesse o lacre do extintor, bem como que usasse numa simulação. Para a recicladora Ângela Maria o treinamento teve muito aproveitamento.

“Foi importante porque a gente conhece o extintor mas não sabia pra que servia cada um deles. E agora com o treinamento já sabemos usar para nossa própria segurança”, comentou. Outra que compartilho da mesma opinião que Ângela, foi a colega de trabalho Adriana Vicente dos Santos.

“Aprendemos bastante. Coisa que a gente não sabia e agora se pegar fogo saberemos como usar.  Agradecemos também a Prefeita Fátima por pensar em nós até nisso”, concluiu Adriana.

O treinamento foi acompanhado pelo secretário de Obras, João Rodrigo Begas Prado e também pelo assessor Fabiano Augusto Castilho Teno (Meio Ambiente), que tem atuado junto aos coletores com orientações diárias.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024