11 JAN 2019
Castilho declara guerra contra a Dengue para evitar epidemia

CASTILHO – A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana um combate intensivo contra a dengue. O combate iniciou pelo bairro Laranjeiras onde foi registrado o maior número de casos em toda cidade.

De acordo com Samantha Del Negro, agente de instrução, educação e comunicação da Secretaria, em dezembro a cidade registrou 154 casos suspeitos e um terço desse número (49) foi apenas no Laranjeiras.

Na comparação dos casos positivos de dengue, a preocupação no bairro é ainda maior. Pois dos 154 suspeitos em toda cidade, 33 exames confirmaram que os pacientes realmente tiveram dengue. E dessas 33 pessoas, 14 delas são moradoras do Laranjeiras.

“Esse é um dos motivos que iniciamos a ação pelo bairro. Estamos trabalhando com visitas dos agentes de vetores, eliminando  criadouros e realizando aplicação de inseticida”, explicou Samantha.

Além dos Agentes de Vetores do município, o combate a dengue conta ainda com suporte da Sucen que está com três equipes atuando pela cidade. Para a secretária de Saúde, Janini Nascimento, é preciso que haja cooperação dos moradores também, pois a guerra contra a dengue é uma guerra de todos.

“Estamos trabalhando para que este ano, apesar de ser um ano com risco de epidemia em virtude do ciclo a cada três anos, esperamos que não tenhamos maiores problemas”, avalia Janini.

RESISTÊNCIA – Uma das maiores dificuldades que os agentes estão encontrando no bairro Laranjeiras são as casas fechadas. Os moradores precisam franquear a entrada dos agentes para que primeiro façam o bloqueio, que é a retirada de materiais usados como criadouros do mosquito, e em seguida vem a equipe de nebulização passando o inseticida.

De acordo com a secretária, esse trabalho será estendido a toda cidade. No próximo sábado,12, está programado mais um mutirão da Saúde para acelerar as ações e o combate total a dengue.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024