04 JAN 2019
Castilho terá Ambulatório Psicossocial, informa secretária de Saúde

CASTILHO – Exatamente um ano após inaugurar a nova máquina de Raio-X, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia mais um benefício à população castilhense. Nas próximas semanas será inaugurado o Ambulatório Psicossocial que atenderá em média 240 pacientes do município.

“O ambulatório psicossocial atenderá os castilhenses em tratamento de saúde mental e emocional que atualmente vem sendo feito no CIS com as psicólogas e psiquiatras”, explica a secretária municipal de Saúde, Janini Nascimento.

Segundo ela, o município já alugou um prédio na região central onde está já em fase final a adaptação do local para funcionar como ambulatório.  O novo espaço terá uma equipe totalmente técnica para o acompanhamento do paciente. Entre os profissionais que atenderão neste local estão enfermeiro, assistente social, auxiliar de enfermagem, psicóloga interlocutora da Saúde mental em, terapeuta ocupacional, e uma fisioterapeuta. Todas do quadro efetivo do município.

De acordo com Janini, o trabalho será desenvolvido com terapias individuais e em grupos, além de oficinas artesanais com as terapeutas, atividades corporais com a fisioterapeuta, acompanhamento médico e medicamentos específicos.

“Com certeza essa é mais uma conquista da Prefeita Fátima Nascimento em prol da Saúde de nossa população. Mas também preciso agradecer o empenho dos vereadores Tião, Daniel, Flávio, Ailton, Waldomiro, João Paulo e Wagner que autorizaram a Prefeita a montar esse ambulatório”, explicou a secretária. Esta aprovação ocorreu no finalzinho de 2018 e nasce do fruto de uma parceria da SMS E SASC em apoio ao CREAS e equipe psiquiatria e psicologia do CIS.

JANEIRO BRANCO – Uma das primeiras ações da Secretaria Municipal de Saúde em 2019 foi dar início a campanha Janeiro Branco. “É um mês que se intensificam as ações pela saúde mental. Nossas psicólogas e assistentes sociais intensificam a divulgação da necessidade de acompanhamento psicológico”, diz Janini.

Para a secretária, devido o grande número de pacientes em tratamento no município de Castilho, é muito importante que esta campanha sirva como um alerta e até mesmo prevenção. Algumas pessoas passam por situações inesperadas e nem sempre buscam ajuda. Com a campanha “Janeiro Branco”, é possível que o tema seja cada vez mais discutido na sociedade e os que precisam não tenham receio de recorrer ao tratamento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024