CASTILHO - A celebração dos festejos de 72 anos de Castilho iniciou com uma exposição fotográfica na estação ferroviária em homenagem ao fotógrafo Paulo Mizushima. A exposição é uma forma de celebrar a vida e o legado de Paulo (falecido em 2002), que por mais de 40 anos registrou os principais acontecimentos da cidade.
A família de Paulo presenteou a prefeitura de Castilho com a doação do cenário utilizado por décadas no antigo foto DIAMOND, composto pela escadaria, banqueta, máquina fotográfica e laboratório de revelação. A senhora Hilda Mizushima, viúva de Paulo, esteve presente na abertura da exposição e foi homenageada com flores e um cartão de prata entregues pelo prefeito Paulo Boaventura e a primeira dama Edileuza.
Durante a abertura da exposição, vários castilhenses testemunharam momentos marcantes que tiveram na infância e que foram registrados pelas lentes de Paulo Mizushima. Após a fala das autoridades, foi exibido um vídeo com diversas imagens do antigo foto DIAMOND, tendo como cenário a escadaria. Para surpresa de todos, foi descerrada simbolicamente a cortina que escondia o cenário doado ao município.
Um legado que continua:
Paulo Mizushima nasceu em janeiro de 1930 e aprendeu o ofício de fotógrafo em 1955. Em fevereiro de 1957, abriu a empresa FOTO DIAMOND, na Praça da Matriz de Castilho. Ele registrou os principais acontecimentos da cidade, incluindo batizados, casamentos, formaturas e outros eventos.
A exposição fotográfica é uma forma de celebrar a vida e o legado de Paulo Mizushima, e de lembrar a importância da fotografia na preservação da memória da cidade. A doação do cenário do antigo foto DIAMOND é um presente valioso para a população de Castilho, que poderá recriar novamente as fotos da infância ou do passado.
Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA