As crianças da rede municipal de educação, matriculadas nos 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, participam nesta terça-feira (12) da 2ª fase de provas da OBMEP MIRIM. Considerada a maior olimpíada científica do país, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) pretende identificar talentos ainda mais jovens na matemática.
Em Castilho, os 213 alunos que participam da competição, foram classificados na primeira etapa, realizada no último mês de agosto. A exemplo da primeira fase, os estudantes devem responder nesta avaliação, quinze questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos em dois níveis: Mirim 1 e Mirim 2.
As escolas municipais terão até o dia 22 de novembro para corrigirem as provas e até o dia 02 de dezembro para informarem os resultados das avaliações.
A 1ª Olimpíada Mirim é uma realização do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).