05 FEV 2024
CURSOS, OFICINAS, WORKSHOPS E TREINAMENTOS
ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE
EVENTOS E FESTAS
Planejamento Escolar 2024 começa analisando “O QUÊ CASTILHO TEM DE MELHOR!"

Semana Pedagógica analisará projetos bem sucedidos nos últimos anos, mesclando palestras formativas, encontros temáticos, educação especial e inclusiva visando melhorar ainda mais a Educação Pública Municipal

Para planejar o nosso futuro, é necessário revisitar o passado com olhar crítico para reconhecer e melhorar as boas iniciativas e projetar novas estratégias de ensino que possam tornar Castilho a cidade mais acolhedora para nossas crianças”.

Foi com essas palavras de entusiasmo que a secretária de Educação, Cultura e Desporto – Silvânia Cintra, recebeu a equipe gestora e professores da rede municipal de ensino na manhã desta segunda-feira, 05, no Anfiteatro do CIEC. Ao longo desta semana, professores e funcionários das nossas escolas e creches passarão por uma série destas visitas ao passado, visando construir os alicerces do Planejamento Escolar de 2024.

Neste aspecto, a programação começou de forma espetacular, reunindo cultura (apresentação de Choro, leitura de poemas e até um teatro infantil baseado numa das mais importante obras da literatura nacional: O Sítio do Pica Pau Amarelo) e um primeiro passeio por grandes atividades escolares que mobilizaram toda a rede municipal de ensino no ano passado.

Essa visita aos projetos pedagógicos de grande sucesso no ano passado é o pano de fundo escolhido para o encontro desta semana, cujo tema central é ‘O quê Castilho tem de Melhor!’ Hoje revisitamos o JEM – Jogos Estudantis Municipais e também um dos mais aclamados projetos de leitura realizado pela escola Mauro Roberto, que culminou num belíssimo espetáculo teatral apresentado ao público por alunos, professores e funcionários. Outras experiências de sucesso semelhante serão revistas ao longo dos próximos quatro dias, nos permitindo avaliar os progressos e traçarmos novas metas para o ensino municipal neste ano de 2024”, explicou Silvânia.

Além das artes, o segundo dia da programação iniciada sexta-feira passada em um sítio dedicado ao turismo pedagógico, contou com a presença do prefeito Paulo Boaventura que faz questão de prestigiar e apoiar todos os trabalhos realizados por suas secretarias municipais durante todo o ano. Mais uma vez, o Chefe do Executivo ratificou seu compromisso com a Educação, Cultura e Desporto e apoio aos projetos pedagógicos resultantes desta semana de muitas reflexões e planejamento.

Além do prefeito, também marcaram presença positiva o pároco Paulo Sérgio – da comunidade Católica local e o pastor Samarone, do Conselho Municipal de Pastores e Líderes Evangélicos de Castilho, que destacaram a importância da fé na construção de uma Educação mais inclusiva e assertiva.

Pra finalizar o segundo dia de atividades da Semana Pedagógica e Planejamento Escolar de 2024, o Consultor Educacional e Formador Oliver Lima retornou a Castilho, dessa vez para abordar o tema “O Professor e a Poética da Imortalidade”.

Os educadores castilhenses voltam a se reunir no Anfiteatro do CIEC nesta terça-feira (06), a partir das 07h30 para dar continuidade à programação que se encerra somente no dia 09 de fevereiro.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete