16 JAN 2024
LIMPEZA PÚBLICA
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Ação conjunta: Castilho pede ENGAJAMENTO da população CONTRA A DENGUE

Neste período chuvoso do ano, a prefeitura de Castilho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está alertando a população sobre a importância de redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A enfermeira Naira Janaína de Deus, da Vigilância Epidemiológica, destaca que o acúmulo de água durante as chuvas propicia condições ideais para a reprodução do mosquito.

Ano passado, registramos 377 casos confirmados de dengue e um óbito. Os meses críticos foram março e abril. Por isso, pedimos à população que adote medidas preventivas agora para evitar um quadro semelhante este ano”, alerta Naira.

O Secretário de Saúde, Demilson Cordeiro, enaltece o trabalho das equipes de saúde que realizam visitas domiciliares rotineiras. Ele destaca a parceria constante com as demais secretarias municipais para fortalecer as ações preventivas:

Temos um trabalho integrado, pois a prevenção à dengue envolve todos. Parabenizamos nossas equipes pelo empenho e reforçamos que a população também desempenha papel fundamental nesse processo”, destaca.

Além dos cuidados tradicionais, como eliminar recipientes que acumulem água parada, a população deve ficar atenta a possíveis criadouros do mosquito, inclusive em locais menos óbvios. Também é essencial adotar medidas de prevenção contra escorpiões, considerando que o ambiente úmido favorece a presença desses animais.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo. Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação e atendimento adequado.

A prefeitura reforça a importância da colaboração de todos para combater a dengue e manter o município seguro e saudável. Cada cidadão desempenha um papel crucial na proteção da comunidade contra doenças transmitidas por vetores.

Fonte: SMS - Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica
Autor: AsCom - Assessoria de Comunicação Social