28 SET 2023
CAMPANHAS OFICIAIS
CENTRAL DE AMBULÂNCIAS
CIS - CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE
HOSPITAL E MATERNIDADE "JOSÉ FORTUNA"
Saúde e Defesa Civil orientam cidadãos sobre cuidados com CALOR INTENSO

Desde o dia 17 de setembro, temperatura mínima registrada em Castilho pelo INMET foi de 37º C e umidade relativa do ar segue índices abaixo do normal

Desidratação, ressecamento da pele, aumento da temperatura corporal e transpiração excessiva. A exposição às ondas de calor pode trazer impactos diretos à saúde. Por conta disso, sucessivos avisos meteorológicos especiais de nível vermelho (que indicam grande perigo), foram emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nos últimos 10 dias.

Ciente destes riscos, o secretário municipal de Saúde, Demilson Cordeiro e a Defesa Civil de Castilho iniciaram uma ampla campanha informativa nas redes sociais para orientar os cidadãos sobre cuidados necessários para se proteger das altas temperaturas.

O material produzido apresenta cuidados essenciais para o dia a dia em qualquer lugar e também recomendações para se proteger dentro de casa ou quando for necessário sair às ruas.

Castilho é um município relativamente quente durante a maior parte do ano. Mas recentemente, tanto a temperatura aumentou quanto a umidade do ar diminuiu drasticamente, nos obrigando a adotar novos hábitos para proteger a família contra insolação ou golpe de calor. A recomendação máxima que damos aos cidadãos é que, nestes casos mais graves, procurem imediatamente a UBSs [Unidade Básica de Saúde] mais próxima, CIS ou Hospital”, alerta Demilson.

Entre os sintomas decorrentes desta elevação da temperatura, Demilson destaca os problemas respiratórios – principalmente tosse, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as orientações transmitidas por Castilho, a hidratação continua imprescindível para manter o corpo sob a temperatura ideal de funcionamento. Além da ingestão de água, a hidratação pode ser realizada por meio de frutas naturais, sem adição de açúcar.

É importante lembrar que a necessidade de hidratação constante requer cuidados redobrados para dois públicos específicos: ‘nossas crianças e pessoas idosas’. Tanto um quanto o outro, apresentam tendência a não tomar água, apresentando uma resistência em pedir. Por isso, é importante que nós facilitemos esse processo, oferecendo água para as crianças e para os idosos. Para quem não tem o hábito de tomar água, oriento que coloque alguns lembretes em lugares estratégicos da casa, como na geladeira, no espelho”, sugere Demilson.

O QUE É INSOLAÇÃO e “GOLPE DE CALOR”

A insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Essa condição faz com que o corpo ultrapasse os 40º C de temperatura, inibindo os mecanismos de transpiração e resfriamento do corpo.

Já o “golpe de calor” é uma condição ainda mais severa, que pode ser potencializada pela realização de esforço físico em ambiente superaquecido. Uma pessoa acometida pelo “golpe de calor” pode registrar temperatura de 41º C em poucos minutos, já que o sistema de regulação da temperatura corporal pode ser desativado.

Diante de quaisquer sintomas como dores de cabeça, tonturas, convulsões, vômitos, diarreia e baixa pressão arterial causadas por essas condições, uma unidade básica de saúde deve ser procurada imediatamente, alerta o secretário de Saúde.

Confira nas imagens que acompanham essa reportagem algumas orientações da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil para se proteger do calor.

Fonte: SMS - Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica e Defesa Civil de Castilho
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: Castilho-SP