04 JUL 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
PARCERIAS
Proprietários rurais podem restaurar áreas através do programa NASCENTES, do governo do estado

O programa “Nascentes”, do Governo do Estado de São Paulo, alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora. O programa de governo, que envolve 10 secretarias de estado, otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos voluntários de restauração.

Um dos objetivos do Programa Nascentes é apoiar proprietários e possuidores rurais, em especial os pequenos, para que realizem, sem custos, a restauração obrigatória de matas ciliares e de nascentes em suas propriedades. Os restauradores geralmente são empresas com obrigações ambientais a cumprir ou financiadores voluntários, que arcam com os custos dos plantios e sua manutenção até que alcancem os indicadores necessários.

Os proprietários rurais que possuem APP - Área de Preservação Permanente e Área de Reserva Legal desprovidas de vegetação e tem interesse em participar do Programa Nascentes e terem essas áreas restauradas, devem Cadastrar a área através do link https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes/cadastre-areas/ ou na sede da SAMAT - Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, localizada no Anel Viário Sebastião Antônio da Silva, nº 50 - Jd. Alvorada (ao lado do Clube da Terceira Idade).

Para obter mais informações antes de realizar seu cadastro, vá pessoalmente à SAMAT ou entre em contato pelo telefone 3741-1662.

Fonte: SAMAT - Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Autor: Assessoria de Gabinete