Será neste domingo, 18, a prova escrita para os candidatos ao Conselho Tutelar de Castilho. Esta é uma das etapas obrigatórias que os inscritos precisam cumprir antes de iniciarem a campanha eleitoral em busca de votos.
A aplicação da prova será na escola “dr. Youssef Neif Kassab”, com início marcado para as 8h da manhã e duração de três horas. Ou seja, eles terão até às 11h para responderem ao questionário com perguntas relacionadas ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
São 27 candidatos até o momento e só passarão para a fase seguinte aqueles que atingirem no mínimo 50% da prova teórica de conhecimentos específicos. A eleição será no dia 1º outubro. Os cinco mais votados serão eleitos e do 6º ao 10º lugar ficarão como suplentes.
A remuneração de um conselheiro em Castilho é de R$ 3.000,00 (três mil), mensais para uma carga horária diária de oito horas, de segunda a sexta-feira, cumprida de modo presencial na sede do Conselho Tutelar.
Os eleitos só tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024 para um mandato de 4 anos que se estenderá até 09 de janeiro 2028. Todo processo eleitoral em Castilho está sendo realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio de Comissão Especial Eleitoral específica para esse fim, sob a fiscalização do Ministério Público que atua perante o Juízo da Infância e Juventude da comarca de Andradina.