08 ABR 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
CONSELHO TUTELAR
Com salário de R$ 3MIL, Castilho abre inscrições para Conselho Tutelar

Nesta segunda-feira, 10 de abril, estarão oficialmente abertas as inscrições para interessados em concorrer a uma das 05 vagas para o Conselho Tutelar de Castilho. A remuneração será de R$ 3.000,00 (três mil), mensais e a carga horária diária será de 08 (oito) horas, de segunda à sexta-feira, cumprida de modo presencial na sede do Conselho Tutelar.
Os candidatos terão até o dia 20 de abril para realizarem o processo de inscrição que será feito EXCLUSIVAMENTE na Secretaria de Assistência Social, localizada à rua José Ribeiro, Nº 896, das 8h ao meio dia. A equipe de comunicação da prefeitura criou um link para facilitar as informações e devidas orientações a respeito desse processo: (https://www.castilho.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/4/conselho-tutelar/).
Antes da eleição, que ocorrerá no dia 1º DE OUTUBRO, os candidatos terão que passar por duas avaliações: uma prova teórica de conhecimento específico e eliminatório (a ser aplicada no dia 18 de junho), e uma entrevista para análise do perfil profissional (com data ainda não definida).
CRITÉRIOS - Para o preenchimento das vagas ao Conselho Tutelar, o candidato deverá cumprir alguns requisitos básicos. Entre eles:

• Ter reconhecida idoneidade moral;
  • Idade superior a 21 anos;
  • Residir e ser domiciliado há mais de 02 (dois) anos em Castilho;
  • Estar no pleno gozo dos direitos políticos;
  • Possuir, no mínimo, ensino médio completo;
  • Não ter sofrido, nos 08 (oito) anos anteriores à data de registro de candidatura, penalidade de perda ou cassação de mandato de Conselheiro Tutelar, de conselheiro dos direitos da criança e do adolescente ou de cargo eletivo;
  • Não ter sido condenado, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, até o transcurso da reabilitação criminal.

OUTRAS EXIGÊNCIAS - Também será exigido experiência, de no mínimo dois anos, em atividades com crianças e adolescentes. Ter sido aprovado na prova de conhecimentos específicos, em caráter eliminatório, com nota de corte 5.0 pontos. Estar em gozo de perfeitas condições de saúde física e emocional. Ser aprovado em entrevista para análise de perfil profissional destinada à função e ainda apresentar um Plano de Trabalho de atuação para o mandato.
Cada candidato poderá registrar, além do nome, um apelido, e terá um número oportunamente sorteado pela Comissão Eleitoral.

POSSE - Os eleitos só tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024 para exercerem um mandato de 04 anos que se estenderá até 09 de janeiro 2028. Todo processo eleitoral em Castilho será realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio de Comissão Especial Eleitoral constituída especificamente para esse fim, e sob a fiscalização do Ministério Público que atua perante o Juízo da Infância e Juventude da Comarca de Andradina.

Fonte: SASC - Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania
Autor: AsCom - Assessoria de Comunicação Social