03 ABR 2023
CAMPANHAS OFICIAIS
Castilho chega à marca de MIL CASTRAÇÕES de felinos em 11 meses

O programa municipal “Patas e Mãos que acolhem” chega a um número histórico em Castilho. No último sábado, 1º de abril, o prefeito Paulo Boaventura acompanhou a castração de número 1000 (mil), de felinos na cidade.

Tudo isso em apenas 11 meses e sem cobrar absolutamente nada além do respeito da população com estes que são verdadeiros filhos em nossas casas”, destacou o prefeito.

O secretário de Saúde, Demilson Cordeiro, também acompanhou esse momento e falou sobre a importância desse controle de natalidade de gatos, seja na área rural ou urbana:

É um trabalho que causa impacto diretamente na saúde humana e, ao mesmo tempo, proporciona evitar o abandono ou até mesmo os maus tratos de animais”, considerou o secretário.

As castrações foram realizadas pelos dois veterinários do Centro de Controle de Zoonoses municipal: Fernando Jorge e Luiz Eduardo. Além da dupla, tem a equipe de funcionários do setor que foi bastante exaltada pelo Chefe do Executivo:

A equipe não é grande, mas grande é a vontade que eles têm de desenvolver essa política pública de cuidar dos animais”, valorizou Paulinho.

O veterinário Fernando Jorge disse que a equipe de Zoonoses estava muito feliz por poder participar desse programa e ajudar a diminuir a quantidade de animais nas ruas, bem como os riscos de infecções ou contaminações por outras doenças, uma vez que muitos ficam expostos ao cuidado de um proprietário responsável.
As castrações continuarão tanto para gatos, quanto para cães. Os interessados devem procurar pelo setor de Zoonoses (anexo à Central de Ambulâncias), e fazer os devidos agendamentos.

Fonte: SMS - Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica
Autor: AsCom - Assessoria de Comunicação Social