08 DEZ 2022
Castilho premia 112 alunos da Educação Básica pela participação na 1ª OBMEP Mirim do País

Os 10 alunos de cada período que obtiveram as maiores pontuações na 2ª Fase de provas, também receberam troféus e camisetas; Professores também foram homenageados na cerimônia inédita

Castilho foi uma das centenas de cidades brasileiras que cumpriu mais um desafio proposto pelo MEC, participando ativamente da primeira edição da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (e também privadas) focada nos alunos dos 2º e 5º anos da educação básica.

Até o ano passado, esta Olimpíada era uma exclusividade assegurada apenas aos alunos dos ensinos Fundamental II e Médio. Mas, em 2022, o Governo Federal mudou a estratégia, incluindo os pequeninos com objetivo de ampliar nacionalmente o colegiado de cientistas brasileiros.

E a ideia deu certo! Em Castilho, 1.072 alunos participaram da primeira fase da prova. Destes, 112 foram classificados para a segunda fase, alguns dos quais com elevadíssima pontuação.

Para homenageá-los pelo desempenho extraordinário, a Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira, dia 07, duas cerimônias nos períodos matutino e vespertino, entregando medalhas a cada um dos participantes que disputaram as etapas representando as escolas Mauro Roberto Manoel, Dijanira Bozzo Jorge, Maria Bandeira, dr. Youssef Neik Kassab e Maria Dauria.

Além das medalhas, os 10 alunos que conquistaram as melhores notas em cada etapa, também foram premiados com troféus e uma camiseta exclusiva da 1ª OBMEP Mirim do Brasil.

Mas os alunos que representaram Castilho nesta 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática do Ensino Público voltada ao colegiado infantil, não foram os únicos que tiveram sua participação reconhecida pela Secretaria Municipal de Educação.

Todos os professores que tiveram a maioria dos seus alunos classificados entre os 10 melhores do Município, também receberam troféus e camisetas.

MENÇÃO HONROSA - Para dinamizar o desempenho dos nossos pequenos na 1ª OBMEP Mirim da história, a secretária Silvania Cintra procurou o prefeito Paulo Boaventura e recebeu autorização imediata para iniciar mais um grandioso programa da Secretaria Municipal de Educação: o Clube Mirim de Matemática.

A iniciativa foi focada especificamente nas competências educacionais que seriam avaliadas neste exame nacional e, para executar este processo, os pais aprovaram a ideia de aulas especialmente criadas com uso de recursos pedagógicos inovadores (incluindo a informática) para facilitar o aprendizado.

Realizadas aos sábados, as aulas reuniram mais de 80 estudantes de todas as escolas já mencionadas (incluindo a imensa área rural castilhense); e com um detalhe importantíssimo: índice quase “0” de faltas em todo o período, inclusive em dias de chuva.

Para conduzir esse novo desafio do ensino, Silvania convidou a professora Thaís Coelho do Nascimento Silva, que neste ano, foi a primeira colocada no concurso público para professores do Município.

Desafio dado na Educação castilhense é sinal de Resultado Alcançado. O trabalho conjunto de Thaís e dos professores titulares de cada sala de aula participante desta OBMEP nas escolas municipais, superou todas as expectativas imagináveis.

Por isso, Thaís foi uma das grandes homenageadas do dia, também recebendo sua menção honrosa, vários elogios e mimos como a camiseta e troféu que simbolizam mais uma importante etapa iniciada na rede municipal pela atual Administração.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete