25 JUL 2022
2408 alunos da educação básica recebem novos uniformes e kit escolar completo na volta às aulas

No total, a Prefeitura de Castilho investiu pouco mais de R$ 680 mil em benfeitorias para salas de aula e alunos da rede municipal de ensino

Acompanhado pela secretária municipal de Educação, Silvânia Cintra, o prefeito Paulo Boaventura passou a manhã desta segunda-feira (25) visitando a CEI “Criança Feliz”, a EMEI “Rosemira” e a EMEF “Mauro Roberto Manoel” para realizar a entrega dos novos uniformes e dos kits escolares completos.

O presente de volta às aulas neste segundo semestre do ano, atende uma clientela total de 2.408 alunos matriculados nas 08 escolas e 03 creches que compõem a rede municipal de ensino. Os novos uniformes, por exemplo, foram totalmente estilizados nas cores oficiais da Bandeira Municipal, com gola “V” e um diferencial para as meninas, que receberam short saia. De acordo com a Secretaria de Educação, o investimento total nos novos uniformes ficou em torno de R$ 160 mil.

Já a composição dos Kits Escolares varia conforme a escolaridade de cada aluno. Para os pequeninos das creches, por exemplo, incluem itens recomendados pela BNCC e com certificação do INMETRO: agenda de recados, giz de cera ou canetinha hidrográfica, massa de modelar, tinta guache, chocalho, mordedor e livrinho de banho. Para a garotada maior, as caixas contém apontador, borrachas, cadernos, canetas esferográficas, canetinhas hidrográficas, giz de cera, lápis de cor grande, lápis grafite, régua de 30cm, tubos de cola em bastão e branca. Para viabilizar a entrega destes Kits Escolares, o Governo de Castilho investiu R$ 121.549,58 mil.

Durante as entregas, Silvânia e Paulinho se desculparam com os alunos por não terem realizado a entrega logo no início do ano, explicando que atrasos no processo de compra impediram que todos os itens chegassem em tempo hábil:

O importante é que estamos neste primeiro dia do retorno às aulas, proporcionando estes itens tão essenciais para complementar a educação castilhense que caminha firme para alcançar os maiores índices regionais de aprendizado. Garantimos que no próximo ano, a entrega acontecerá logo no início do ano letivo, permitindo que vocês possam desfrutar tanto dos uniformes quanto dos kits ao longo de todo o ano”, antecipou o prefeito Paulinho.

Sobre a qualidade dos itens adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação, Silvânia acrescentou:

Todos os kits escolares entregues às nossas crianças seguem as recomendações da Base Nacional Comum Curricular e especificações técnicas do INMETRO. Para os kits estregues às nossas crianças maiores, pegamos ‘carona’ na Ata de Registro de Preços de compra semelhante feita pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE. Já os pequeninos dos berçários, receberam kits personalizados por nossa equipe técnica, que levou em consideração recomendações importantes como as cores, sonoridade, praticidade, aprendizado e também a diversão. Temos certeza que todos os pais aprovarão tanto a qualidade e estilo único dos novos uniformes quanto de cada kit entregue às crianças”, explicou.

TECNOLOGIA – E não foram apenas as crianças que receberam novos materiais de estudo. Também neste início de semestre, cada sala de aula das escolas e creches municipais estão recebendo um moderno e potente notebook que facilitará a transferência de conhecimento dos professores para os alunos. No total, a Prefeitura de Castilho investiu R$ 399.500,00 na compra de 100 notebooks de última geração.

Silvânia e Paulinho acrescentaram que este é apenas um dos passos que estão sendo dados para ampliar o nível de tecnologia dentro das escolas:

Por enquanto, estamos entregando um notebook para cada sala de aula. Mas nossos planos futuros preveem a entrega de um computador para cada professor da rede municipal de ensino. Da mesma forma, estamos finalizando as instalações de nossas salas de informática nas escolas e muito em breve, conseguiremos substituir as atuais lousas escolares por lousas digitais. Nosso compromisso com os cidadãos castilhenses é o de elevar todos os índices oficiais de avaliação escolar, colocando nossos alunos em destaque no cenário estadual e nacional”, adiantou Silvânia.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete